Livros de Boas Festas 2004

Livro do Mês - Dezembro de 2004

o bom velhinho

O Natal se aproxima – e, com as festas natalinas, o espírito de solidariedade, de orações e desejos de mais Paz no mundo. Golfinho sempre sugere que Natal é um excelente momento de se presentear as pessoas queridas com algo que seja, de forma e conteúdo, um amigo permanente: um livro. E nada mais interessante de se presentear que uma obra de Programação Neurolinguística que, nascida sob o signo da Guerra Fria, espalhou-se pelo mundo como uma excelente ferramenta de negociação, e como toda negociação pressupõe diálogo, comunicação, algo aceitável ao Outro, jamais uma imposição.

Assim, para quem deseja que alguém tome contato com a PNL nada melhor que dar de presente a clássica "Introdução à Programação Neurolingüística", de Joseph O’Connor e John Seymour, publicada no Brasil pela Summus Editorial. Se a ideia é de algo mais alentado, nada melhor que o "Manual de Programação Neurolingüística", edição da Qualitymark Editora, de autoria de Joseph O’Connor, que também publicou, na mesma editora, em parceria com Andrea Lages, o excelente "Coaching com PNL". Mas se o assunto é saúde, então, ainda da Summus, e de O’Connor, em coautoria com Ian McDermott, temos o indispensável "PNL e saúde".

De Robert Dilts, outro autor e conferencista internacional de PNL, encontramos títulos de primeira categoria, como "Ferramentas para sonhadores", edição da Rocco, e outros que estão relacionados em Golfinho, grande parte edição da Summus, pioneira na edição de obras de PNL, como "A Essência da Mente", de Steve Andreas e Connirae Andreas. Claro, você não pode esquecer da "Estrutura da Magia I", de Richard Bandler e John Grinder, os criadores da PNL, edição da Guanabara Koogan, que está nos devendo "A Estrutura da magia II". E da dupla Bandler e Grinder há que anotar ainda os publicados pela Summus: "Transformando-se", "Resignificando", "Atravessando", "Sapos em Príncipes". E de Bandler, a figura maior, genial, que deu nascimento à PNL, há que se mencionar também "Usando sua mente", Summus. Há, ainda, outras obras de Bandler, em português, que o leitor encontrará relacionadas em "Livros" de Golfinho, como por exemplo, "Hora de Mudar", da Rocco.

E autor brasileiro? Temos excelentes, como Lair Ribeiro, com "Inteligência aplicada", Editora Arx, "Uma venda não ocorre por acaso", Editora Leitura, dois títulos escolhidos como "Livro do Mês" por Golfinho. Há outros bons títulos, claro, Lair Ribeiro é um autor muito criativo. Mas há, ainda, Leoclides Marcon e seu poético "Manual da Felicidade", ou o belamente espiritual "Quando a oração produz milagres", publicações da CDP, e de Karim Khoury, Senac Editora, para quem quer mexer no peso com ecologia encontramos dois títulos: "Com a corda toda: auto-estima e qualidade de vida"; e, "Soltando as amarras: emagrecimento comportamental". E Tom Chung e seu já clássico, agora com roupagem nova, "Qualidade começa em mim", da Novo Século Editora. Ou, se quer um toque ericksoniano no presente, pode escolher Sofia Bauer em "Hipnoterapia Ericksoniana passo a passo", edição da Psy, Bem, há outros autores brasileiros listados em Golfinho.

Negócio e liderança? "Aprenda a liderar com PNL", de Pierre Longin, um francês genial, Qualitymark. E "Negociação total" do brasileiro José Augusto Wanderley (Editora Gente), "Neurolingüística nos negócios", de David Molden, Campus, e/ou "A Programação Neurolingüística e o sucesso nos negócios" da brilhante Sue Knight, Ediouro.

Educação/aprendizagem? Há vários, mas há um que merece destaque: "Saiba usar a cabeça", de Diana Beaver, Cultrix. Timidez? Reveja o comentário do "Livro do Mês de janeiro 2004", e encontrará dois bons títulos.

Falta de tempo para ler tudo isso? Então "Administre seu tempo, administre sua vida", de Ian McDermott e Ian Schircore, Editora Record, é a receita correta.

Há muito mais!

Vai em frente. Sim, "Vai em frente!", da Campus, de Blanchard e cia. É uma metáfora deliciosa.

Bem, sugiro que na dedicatória mencione os sites www.golfinho.com.br, www.metas.com.br,
www.metaforas.com.br. E assim você estará presenteando seu/sua amigo/a com quatro presentes

1 Feliz Natal.

João Nicolau Carvalho professor universitário, Trainer em PNL, Coach certificado