Livros de Boas Festas 2008

Livro do Mês - Dezembro de 2008

decoracao

As festas natalinas e de ano novo estão chegando. Festeja-se o nascimento de Cristo e sonha-se com um ano melhor do que o que se vai. 2008 foi um ano de muitos e muitos desafios. Clima mudando, economia mundial em crise, e no sul e sudeste do Brasil, chuva, muita chuva. Principalmente em Santa Catarina. A natureza, em linguagem própria, muitas vezes dolorida, envia seus recados. As leis econômicas também precisam de novas traduções – mais justas, mais ecológicas. Na verdade economia e ecologia precisam ser vivenciadas juntas, a Terra está sofrendo, a economia está doente – precisamos urgentemente de um pacto justo entre os seres humanos e o planeta.

Golfinho, como faz anualmente, indica uma pluralidade de títulos de obras de Programação Neurolinguística como sugestão para presentes em comemoração aos festejos que se aproximam.

Podemos começar pelos Livros para Iniciantes, para aqueles que estão interessados em conhecer o que é PNL: "Introdução à Programação Neurolingüística" de Joseph O’Connor e John Seymour, Summus Editorial, é um clássico. Há que se citar também "Introdução à Neurolingüística" de Sue Knight, Editora Nobel. Há que se lembrar também de dois excelentes livros escritos por brasileiros: "Abordagem Mentecorpo" de Nelson Marins, Editora AGE, e "Qualidade Começa em Mim", de Tom Chung, Editora Novo Século.

Se a ideia é estudar e/ou ampliar o conhecimento de PNL indicamos: "A Estrutura da Magia", Editora Guanabara; "Resignificando", "Sapos em Príncipes", de autoria dos criadores da PNL, Richard Bandler e John Grinder, Summus Editorial. "Transformando-se" e "A Essência da Mente" de Steve e Connirae Andreas e "Usando sua Mente", de Bandler, todos edição Summus há que ser indicados. Outras obras fundamentais: "PNL, a nova tecnologia do sucesso", de Steve Andreas e Charles Faulkner, Editora Campus, "Manual de Programação Neurolingüística", de Joseph O’Connor, Qualitymark, e "Exercícios de Programação Neurolingüística" do brasileiro Gilson de Paula Pacheco, Ed. Potencial.

A lista de livros de autoaprendizado ou autoajuda é imensa em Golfinho. Eis alguns títulos que, pela sua característica e didatismo, há que ser mencionados: de Lair Ribeiro, "A Magia da Comunicação", "O Sucesso não ocorre por acaso", "Auto-estima", "Viajando no Tempo", publicações da Prestígio Editorial. "Além da Lógica", de O’Connor e McDermott, Summus; "Ansiedade, Fobias e Síndrome do Pânico", de Elaine Sheehan, Ágora; "Despertando seu Poder Pessoal", Leoclides Marcon, CDP; "É Tempo de Mudança", de Clô Guilhermino, Gaia; e o clássico "Poder sem Limites", de Anthony Robbins, Best Seller.

A relação de Livros de Metáforas é muito rica; examine-a. Aqui citamos alguns títulos: "Metáforas para a Evolução Pessoal e Profissional", de Consuelo C. Casula, Qualitymark; "Metáforas da Vida Cotidiana", George Lakoff, Mercado das Letras, "Quem mexeu no meu queijo", de Spencer Johnson, Record.

A lista de livros que envolvem administração, negócios e liderança também é bastante grande, e há que se relacionar, entre outros, "A Programação Neurolingüística e o Sucesso nos Negócios" de autoria de Sue Knight, Ediouro; "Aprenda a Liderar com PNL", de Pierre Longin, Qualitymark; "Conversas Difíceis", de Bruce Patton, Douglas Stone, e Sheila Heen, Alegro; "Decidir e Implementar em um mundo complexo, veloz e incerto", Lair Ribeiro, Leitura; "Enfrentando a Audiência", Robert Dilts, Summus; "PNL para Administradores", Ian McDermott e Joseph O’Connor, Vozes.

Golfinho relaciona mais de 20 livros de Hipnose Ericksoniana e/ou Modelo Milton: todos de primeira grandeza. Permito-me registrar dois da brasileira Sofia Bauer pelo seu didatismo e praticidade: "Hipnoterapia Ericksoniana Passo a Passo", Psy, e "Síndrome do Pânico", Caminhos.

PNL é uma ferramenta de primeiríssima qualidade para gerar criatividade nos corpos docentes e discentes . Há que se clicar em Livros para Aprendizagem e Educação. Os três volumes de "A Estratégia da Genialidade", Robert Dilts, Summus, fazem parte da biblioteca clássica de PNL. Aprendizagem Dinâmica Vol. 1 e 2, também de Robert Dilts, Summus; "Como usar o cérebro para passar em provas e concursos", de Carmem Zara e William Douglas também há que ser registrado, além do já clássico "Como Passar no Vestibular", Lair Ribeiro, Objetiva. "Train Smart-Ensinando e Treinando com Inteligência", Richen Allen, Qualitymark.

Deseja adquirir obras Infantis e para crianças? Clique aqui: há uma rica bibliografia; examine também Livros de Metáforas há belíssimas obras para crianças de todas as idades. Se o assunto de seu interesse é vendas -- há oito obras relacionadas por este Portal; escolha após leitura dos respectivos comentários. O assunto é coaching? Há quatro obras: uma obra clássica é "Coaching com PNL" de Ándrea Lages e Joseph O’Connor, Qualitymark.

Se seu interesse e/ou do presenteado é por Linha de Tempo Golfinho relaciona cinco obras. Leia os comentários.

Você também pode clicar em "Livro do Mês" especialmente os comentários de Dezembro 2004, 2005, 2006, e 2007 onde outras indicações, algumas repetidas, permitirão escolher a obra ou obras de Programação Neurolinguística que deseja presentear ou se presentear.

Feliz Natal. Muita saúde e felicidade em 2009. E muitas leituras em Golfinho.

João Nicolau Carvalho, Trainer em PNL, Master em TLT