Livros de Boas Festas 2005

Livro do Mês - Dezembro de 2005

O Natal está chegando. E, aguarda-se, com as festas natalinas e de ano novo, amplia-se nosso espírito de comunhão, de paz, de harmonia. A PNL, em sendo uma excelente conquista da criatividade do ser humano, da busca pela harmonia pessoal e interpessoal, pode se transformar num presente imemorável. Daí, Golfinho, sugerir livros, livros e livros de Programação Neurolinguística como lembrança de boas festas, presente que pode gerar mudanças saudáveis, contribuindo para os humanos vivenciarem um mundo mais ecológico, mais solidário.

Para quem está se iniciando em PNL há que ser registrado os títulos: "Introdução à Programação Neurolingüística", de Joseph O`Connor e John Seymour, publicado pela Summus Editorial, obra hoje clássica, e/ou "Introdução à Neurolingüística", de autoria de Sue Knight, edição da Nobel, e/ou "Qualidade Começa em Mim", de Tom Chung, edição atualizada da Novo Século.

Se a ideia é de estudar e/ou presentear PNL a partir de suas origens há que se citar: a "Estrutura da Magia", vol. 1, de Richard Bandler e John Grinder, Editora Guanabara Koogan; "Sapos em Príncipes", "Resignificando", "Atravessando", também de Bandler e Grinder, Summus Editorial. "PNL, a Nova Tecnologia do Sucesso", organizada por Steve Andreas e Charles Faulkner é outra obra que o gosto de mencionar/presentear. Aliás, a lista de Golfinho em "Livros para Estudar PNL" é de primeiríssima qualidade.

Se a ideia é presentear com um manual mais tipo autoajuda, há que se começar com o popularíssimo "Poder sem Limites", de Anthony Robbins. "Comunicação Global" e "O Sucesso Não Ocorre por Acaso", ambos de Lair Ribeiro, Editora Moderna. Há outros claro, e o leitor poderá examinar a relação de Livros de Autoajuda do Golfinho, visitar uma livraria, folhear e escolher outro título. Toda indicação carrega algo de subjetivo, mesmo para alguém que, por dever de ofício, tenha vivência e conhecimento do assunto.

Mas se a ideia é envolver metaforicamente o presenteado eis um título: "Metáfora para a Evolução Pessoal e Profissional", de Consuelo C. Casula, Qualitymark Editora. A relação de Livros de Metáforas de Golfinho é bastante grande. Dê uma examinada. Há livros de histórias e fábulas bastante interessantes.

Casamento e descasamento é assunto da moda. Título de um livro de relacionamento? "Descomplique a Relação", Joseph O’Connor e Robin Prior, Editora Best Seller. O’Connor, aliás, é autor e/ou coautor de excelentes obras. Se o leitor clicar no Livro do Mês de Julho de 2005 vai deparar com dezena de títulos de obras, excelentes, de O’Connor.

No país de Guga não há como não citar "O Jogo Interior de Tênis", de autoria de W. Timothy Gallwey, Editora Editora Textonovo. "Motivação Esportiva", de Ted Garratt, Editora Madras.

E como dizia Milton Erickson, por baixo dessa gordurinha há uma mulher muito bonita. Livro? "SOLTANDO AS AMARRAS - Emagrecimento e Mudança Comportamental", de Karim Khoury, talvez seja a solução. E já que o assunto, agora, é saúde: "PNL e Saúde", de O’Connor e McDermott, Summus Editorial, um clássico. "Combatendo a Depressão", Xandria Williams, Editora Best Seller. Timidez? Dois bons títulos: "Como Superar a Timidez", de Barbara Schott e Klaus Birker, e "Timidez-Esclarecendo suas dúvidas", Lynne Crawford e Linda Taylor, Editora Ágora.

Vendas criativas? Clicar em "Livros de PNL – Vendas", a relação é de primeira.

Negócios e liderança? "Aprenda a liderar com PNL", de Pierre Longin, Qualitymark. E "Negociação total" de José Augusto Wanderley (Editora Gente), "Neurolingüística nos negócios", de David Molden, Campus, e/ou "A Programação Neurolingüística e o sucesso nos negócios", de Sue Knight, Ediouro.

E obras para a garotada? Clicar na relação de livros "Infantis e para Crianças", de Golfinho. Há excelentes indicações, lamentavelmente alguns esgotados.

Natal é época de reflexão, de oração. Leoclides Marcon escreveu um belo livro, "Quando a Oração Produz Milagres", edição CDP-Centro de Desenvolvimento Pessoal, envolvendo a Fé e a PNL.

Há muito mais, claro, e o leitor poderá aumentar a lista ingressando em "Livro do Mês, anteriores", que aparece logo depois deste comentário. "Vai em Frente!" "É Tempo de Mudança".

Sugiro, como de vez anterior, que na dedicatória mencione os sites www.golfinho.com.br, www.metas.com.br, www.metaforas.com.br. E assim você estará presenteando seu/sua amigo/a com quatro presentes

Feliz Natal, Boas Festas.

João Nicolau Carvalho professor universitário, Trainer em PNL, Coach certificado