Aprendizagem Dinâmica Vol. 1 e 2

Aprendizagem Dinâmica Vol. 1 Aprendizagem Dinâmica Vol. 2

Aprendizagem Dinâmica Vol. 1 e 2
Título original: Dynamic Learning
Editora: Summus
ISBN: 8532306349, 8532306705
Escrito por: Robert Brian Dilts, Todd A. Epstein

A Summus Editorial acaba de lançar a obra Aprendizagem Dinâmica, de Robert B. Dilts e Todd A. Epstein. A edição em espanhol, "Aprendizaje Dinámico com PNL", Ediciones Urano, Espanha, que li e reli, foi lançada em um volume de quase 400 páginas, seguindo o modelo original em inglês. A edição brasileira veio em dois volumes para "facilitar o manejo e a assimilação de todo o material, evitando, também, apresentar um volume de dimensões pouco estimulantes". A versão foi organizada em conjunto com Dilts, e gerou uma nova divisão dos capítulos e tópicos.

Robert B. Dilts trabalha desde 1975 com PNL. Autor, trainer e consultor de Programação Neurolinguística, é um dos seus mais importantes criadores e divulgadores. Pensador e acadêmico de primeira linha, vem sistematizando a PNL e revisando as estratégias de gênios como Aristóteles, Mozart, Walt Disney, Einstein, Freud, entre outros, utilizando-se das ferramentas de PNL para analisar seus processos de criação.

Todd A. Epstein, que morreu em 1995, compositor, arranjador e guitarrista, iniciou seu envolvimento com a PNL em 1979. Além de contribuir conceitual e operativamente na área de submodalidades e no desenvolvimento de técnicas e modelos como o SCORE, atuou nas áreas de educação especial, criatividade e música.

Os dois, que lançaram em parceria outros livros de PNL, trabalharam o sistema educacional americano, deram centenas de conferências pelo país, além de organizar seminários temáticos em dezenas de nações. Modelaram os melhores exemplos de elevado rendimento acadêmico. Verificaram que é possível estabelecer modelos de aprendizagem adequados para cada campo específico, Dilts e Epstein, nos dois volumes de Aprendizagem Dinâmica, apresentam "processos que permitem tornar a aprendizagem fácil, proveitosa e divertida". Exercícios motivam o leitor a explorar diferentes estratégias de pensamento - "e descobrir, pela própria experiência, os recursos mais apropriados para o objetivo que busca alcançar", lembra, habilmente, o editor brasileiro na contracapa dos volumes.

No primeiro, os autores, em cinco capítulos, apresentam os fundamentos da Aprendizagem Dinâmica, estratégias para lembrar nomes, estratégias de memorização, desenvolvimento das habilidades visual, auditiva e cinestésica, e a Aprendizagem Cooperativa e o TOTS. Nos dois apêndices abordam níveis de aprendizagem e exibem um resumo das estratégias de aprendizagem.

No segundo volume, o leitor aprenderá estratégias para o aprendizado de palavras, estratégia para soletrar com crianças que têm problemas de aprendizagem, modelos eficazes de linguagem, linguagem e idioma, desenvolvimento de vocabulário, compreensão de leitura, estratégias para leituras rápida e acelerada, escritas criativa e interativa, e avaliação dinâmica. Nos apêndices, Dilts e Epstein exibem o modelo TOTS, o jogo da estratégia "telefone sem fio", pesquisas da PNL sobre estratégia para soletrar, os movimentos oculares, estratégia da matemática, o programa dos cubos de escrita, e a estratégia de digitação.

Uma obra muito importante, seriíssima, que mostra o quanto a Programação Neurolinguística tem a oferecer para aprimorar a educação formal e informal da "geração TV-apartamento" e da tecnotrônica global que vem por aí a galope.

Revisão de livro por: João Nicolau Carvalho - Trainer em PNL pelo Primer Instituto Sudamericano de Programación Neuro-Linguistica, Buenos Aires, Argentina.
Publicada no Golfinho nº 52 - MAIO/99

Para comprar: Livraria Cultura, Livraria Cultura
Você pode tentar livros usados na Estante Virtual
Veja também comentário deste livro em Livro do Mês - Abril de 2007

Categoria: