Seis Elefantes Cegos - Vol 1 e 2

Livro do Mês - Outubro de 2008

capa volume 2 capa livro volume 1Pioneira em nosso país em lançamentos de livros de Programação Neurolinguística a Summus Editorial acaba de colocar à disposição do público mais uma obra de muita importância para os estudiosos e praticantes da PNL: Seis elefantes cegos.

A edição em dois volumes é de autoria de Steve Andreas, editor, instrutor criador de técnicas de PNL, autor e coautor de dezenas de livros publicados em dezenas de línguas e países, dos quais Transformando-se, A Essência da Mente, Transforme-se em que Você quer Ser, e PNL: A Nova Tecnologia de Sucesso editados no Brasil. Golfinho publica regularmente seus artigos, mais de uma dezena à disposição dos leitores desse Portal de PNL.

O título, Seis elefantes cegos, tem como base uma lenda indiana, com versões as mais variadas percorrendo o mundo, de seis (ou sete) homens cegos que deparam com um elefante, animal que não conheciam. Cada um deles toca uma parte do corpo do paquiderme, registrando suas impressões. O primeiro, tocando um dos lados do corpo, declara que o elefante seria como uma parede áspera. O segundo, agarrando a presa garante que o paquiderme assemelha-se a uma lança redonda, lisa e pontiaguda. O terceiro tenta segurar a tromba e afiança que o elefante seria semelhante a uma serpente. O quarto abraça uma das pernas do animal e deduz que o elefante teria a forma de um tronco de árvore. O outro apalpou a orelha e registra que o bicho se lhe pareceu como um abanador. O sexto, finalmente, agarrou a cauda e concluiu que o paquiderme lembrava mais uma corda.

Após a análise física ficaram discutindo suas perspectivas, trocando as partes pelo todo, sem conseguir agregar um mapa mais rico do formato do animal.

Com base nessa lenda, Steve Andreas, cria a fábula sobre os seis elefantes cegos, reproduzida na abertura do primeiro volume, para nos alertar que nossa percepção quando distorcida pelas nossas crenças e valores limitantes pode tornar a vida mais difícil, metamorfoseando desafios em problemas.

No primeiro volume de Seis elefantes cegos, que tem como subtítulo Princípios fundamentais de abrangência e categoria na Programação Neurolinguística, o autor mostra como tais princípios e conceitos afetam o nosso pensamento e comportamento. Em suas 334 páginas fornece ferramentas fundamentais e exercícios importantes para o leitor compreender e expandir o raciocínio e gerar comportamentos ecológicos através da PNL. Exemplos reais, altamente instrutivos, demonstram como podemos ressignificar nossa leitura para as experiências que vivenciamos.

O segundo volume, que tem como subtítulo Aplicações e explorações de abrangência e categoria na Programação Neurolinguística, em que se supõe leitura e vivenciação do primeiro, o autor ensina a aplicar os conceitos aprendidos no primeiro volume, principalmente no que se refere a padrões de comunicação. São mais de 300 páginas de ensinamentos para a promoção afirmativa de mudanças comportamentais. O autor historia tais fundamentos em problemas de comunicação e interpretação que com frequência ocorrem no nosso dia a dia. Tais fundamentos facilitam a compreensão dos conceitos, permitindo aos leitores praticantes das ricas ideias e lições colocadas pelo autor,-- uma vida mais saudável e criativa. Em ambos os livros Steve Andreas, como em outros de suas obras, artigos e seminários, com muita maestria, aponta e demonstra que a Programação Neurolinguística é realmente um instrumento fundamental para gerar mudanças pessoais e profissionais em benefício da sociedade.

Com uma rica bibliografia, com muitos títulos encontrados em português, embora, pecado característico de nossas editoras, diversos apenas registrados em inglês, inclusive Metáforas da Vida Cotidiana, publicada pela Editora da PUC-SP em coedição a Mercado de Letras, Livro do Mês de Golfinho em Janeiro/2008, de coautoria de George Lakoff, cujo pensamento e obra, ao lado dos de Jay Haley e Paul Watzlawick, com livros também relacionados em Golfinho, a par das criações de Richard Bandler e Grinder, nortearam a base teórica de Seis elefantes cegos. A Programação Neurolinguística, que nasceu nas últimas décadas do século passado, ingressa no Século XXI como uma ciência/arte de importância capital para o ser humano, atordoado pelas violências incomuns que cercam a sociedade e o próprio planeta.

João Nicolau Carvalho, Trainer em PNL, Master em TLT

Página do livro Seis elefantes cegos - Vol 1
Para comprar: Livraria Cultura

Página do livro Seis elefantes cegos - Vol 2
Para comprar: Livraria Cultura