Metáforas da Vida Cotidiana

Livro do Mês - Janeiro de 2008

Capa do Livro

"A mi me encantan las metáforas" (Maíra Spanghero)

Metáforas da vida cotidiana é de autoria de George Lakoff e Mark Johnson numa belíssima tradução do Grupo de Estudos da Indeterminação e da Metáfora sob coordenação de Mara Sophia Zanotto e pela tradutora Vera Maluf. A publicação é da EDUC-Editora da PUC-SP e da Editora Mercado de Letras, Campinas/SP.

A tese central da teoria conceitual da metáfora, que o linguista George Lakoff e o filósofo Mark Johnson defendem na obra é a de "que as metáforas, ao contrário do que em grande parte tem-se publicado a respeito, fazem parte da linguagem cotidiana, têm valor cognitivo, estatuto epistemológico e são essenciais ao nosso processo de conceitualização do mundo".

Para Lakoff e Johnson, os conceitos que governam nosso pensamento são meras questões de intelecto. Eles governam também a nossa atividade cotidiana até nos detalhes mais triviais. Eles estruturam o que percebemos, a maneira como nos comportamos no mundo e o modo como nos relacionamos com outras pessoas. Tal sistema conceptual desempenha, portanto, um papel central na definição de nossa realidade cotidiana. Se estivermos certos, ao sugerir que esse sistema conceptual é em grande parte metafórico, então o modo como pensamos o que experienciamos e o que fazemos todos os dias são uma questão de metáfora.

Sugerimos aos leitores que cliquem em "mapa da realidade" do Glossário de Termos de PNL de Golfinho e terão uma compreensão pragmática, utilitária, de que o que está acima expresso. Nada mais é que o pressuposto da Programação Neurolinguística, agora elaborado com esmero linguístico e filosófico, "o mapa não é o território", garimpado por Bandler e Grinder nos estudos semânticos de Alfred Korzybski.

A metáfora é um dos instrumentos fundamentais do Modelo Milton da PNL. Ela está presente no nosso cotidiano. É o grande instrumento de oralidade e leitura do que nos cerca. Segundo Lakoff e Johnson "nosso sistema conceptual ordinário é fundamentalmente metafórico por natureza" -- sendo a metáfora a ferramenta para "compreender e experienciar uma coisa em termos de outro.".

A leitura de Metáforas da vida cotidiana exige concentração, dedicação. Nas mais de 350 páginas da edição brasileira o leitor vai tomando conhecimento com a visão conceitual dos autores sobre a vida cotidiana, os conceitos e modelos metafóricos e sua coerência cultural, a metonímia, a coerência da metáfora, sua natureza estrutural, a estruturação da experiência, os mitos do objetivismo e do subjetivismo, os novos e velhos mitos, e muito mais, tudo exemplificado.

George Lakoff é professor de Linguística da Universidade da Califórnia desde 1972, a mesma em que Bandler foi aluno e conferencista, e Grinder, professor. Lakoff tem diversos livros importantes sobre o mundo metafórico. Como Milton Erickson, entende a metáfora como uma construção conceitual e incorporada às práticas corporais, sendo fundamental no desenvolvimento de nosso pensamento, e ações. Mark Johnson é professor de filosofia na Southern Illinois University e escreveu outras obras em parceria com Lakoff, ambos implicitamente dando suporte científico a pressupostos que fazem da Programação Neurolinguística uma metodologia, uma práxis revolucionária no processo de mudança criativa de nosso comportamento.

Lakoff e Johnson deixam claro de que "a mente e o corpo não são independentes como quer a longa tradição metafísica do mundo ocidental, tradição essa consagrada pelo cartesianismo".

O começo de toda atividade cognitiva seria a experiência humana de lidar com o mundo externo. E para lidar com o mundo externo com criatividade há que se mudar nosso mundo interno, nossas crenças e valores.

Golfinho, que disponibiliza e continuará publicando uma série de artigos sobre metáforas, que edita o www.metaforas.com.br, voltará o assunto em artigo futuro, tendo como base Metáforas da vida cotidiana, essa belíssima obra disponível em português, que enriquecerá todo aquele que se propuser a mergulhar em seu texto. Livro imperdível para terapeutas, professores, pais, jornalistas, enfim para todos aqueles que se interessam pelo tema de metáfora.

João Nicolau Carvalho professor universitário, Trainer em PNL, Coach certificado