Neurolingüística nos Negócios

Livro do Mês - Julho de 2002

O Livro do Mês desta vez são dois, pois ambos se complementam de tal forma na exposição de assuntos do campo dos negócios e trabalho sob o prisma da Programação Neurolinguística, que o leitor aproveitará muito, e vivenciará situações enriquecedoras, dedicando-se à leitura de ambos, quase que simultaneamente.

capa Um é Neurolingüística nos Negócios de autoria de David Molden, publicado originalmente em 1996, e no Brasil editado pela Editora Campus, do Rio de Janeiro em 1999.

Obra de quase 300 páginas, recebeu elogios de Kathleen King, professora visitante na London Business School, e aplausos de Wyatt Woodsmall, uma figura importante no desenvolvimento da PNL, e dirigente do The National Training Institute for NLP, Estados Unidos, além de coautor, ao lado de Tad James, do livro A Terapia da Linha do Tempo, publicado no Brasil pela EKO de Blumenau. Segundo Woodsmall, o “livro decodifica o jargão da PNL para o administrador e mostra como essa poderosa tecnologia pode tornar um gerente mais eficaz e produtivo, e um negócio, mais lucrativo”.

Para comprar:

capa O segundo livro, A Programação Neurolingüística e o Sucesso nos Negócios, de autoria de Sue Knight, e publicado, no Brasil, pela Ediouro Publicações, também do Rio de Janeiro, é originalmente edição de 1977, e dá uma atenção muito especial ao trabalho. Também foi recebido com muitos elogios, pois Sue é autora e conferencista muito benquista no mundo dos negócios e trabalho europeus, em que a PNL é destacada como uma hábil ferramenta motivacional. Sue Knight tem outro livro publicado no Brasil, na famosa coleção você s.a, Introdução à Neurolinguística, edição da Nobel, de São Paulo, obra de pouco mais de 50 páginas, mas que dá um ótimo apanhado didático para quem quer conhecer, genericamente, o que é, e para que serve, a tão decantada e criticada Programação Neurolinguística.

Os dois livros se complementam, perfeitamente, pois enquanto David Molden, numa obra rica de ilustrações e gráficos, destaca com propriedade o aprendizado de autodomínio e liderança, o uso do tempo, a comunicação, os canais neurológicos, o poder do discurso, a influência e a persuasão, o poder sobre as massas, a criatividade pessoal e profissional, além de outros tópicos importantes, como a experiência inovadora, no campo dos negócios, do empresário brasileiro Ricardo Semler, -- Sue Knight, por outro lado, trabalhando, também, assuntos semelhantes, prioriza a melhoria e capacidade de aprender novas ideias, estratégias e definições de metas, gerenciamento de nossas emoções de modo criativo e construtivo, ingresso no inconsciente para aproveitamento de sua enorme potencialidade. Expõe e propõe, além disso, o uso de submodalidades, metaprogramas, metamodelo e metáforas, formulação de objetivos, rapport, posições perceptuais e âncoras, níveis lógicos, e muito mais. O último capítulo, “Caixa de Ferramentas” é um belo manual com questionários e exercícios para o leitor adentrar no mundo vivencial da PNL.

Assim como os negócios inexistem sem o trabalho, e o trabalho sem o sentido da palavra negócio (negar o ócio), os dois livros, como almas gêmeas, detalham, explicam, apresentam, modelam, a rica capacidade da Programação Neurolinguística como instrumental de uso para ampliar e melhorar os campos que envolvem criatividade e relacionamentos humanos.

Por tudo isso, e muito mais, a equipe de O Golfinho on-line, entendeu lembrar e alertar seus milhares de leitores da importância da leitura e exercitamento dos pressupostos, exposições e exercícios que os dois autores, com invejável autoridade e capacidade, colocam à disposição das pessoas que desejam mudar para melhor, engendrar um mundo mais rico, mais honesto, mais feliz, mais heurístico,nos campos pessoal e profissional.

Comentário de João Nicolau Carvalho