Vai em Frente!

Livro do Mês - Janeiro de 2003

Capa do Livro

Vai em Frente! - Motivando com Palavras e Ações Positivas

Vai em Frente! é o novo livro de Ken Blanchard em coautoria com Thad Lacinack, Chuck Tompkins e Jim Ballard, lançado recentemente pela Editora Campus. Blanchard é autor ou coautor de dezenas de best sellers, entre eles o famosíssimo O Gerente Minuto. Traduzido para mais de 25 idiomas, Blanchard prefaciou o primeiro livro de Anthony Robbins, Poder sem Limites, que popularizou a PNL no mundo.

O talento de Blanchard para apresentar soluções acessíveis a problemas complexos no relacionamento interpessoal foi a garantia do êxito de suas obras. "Motivando com palavras e ações positivas", subtítulo deste Livro do Mês do Golfinho, resume muito bem a ideia central do tema. Uma visita ao Sea World, onde há espetáculos de orcas, baleias assassinas de quase 5 toneladas de peso, inspirou a estrutura e o conteúdo da obra. O livro centra-se na importância de motivar os outros através do redirecionamento, ou seja, envolver o gerenciamento de energia, partindo da premissa de que "se você não quiser encorajar um comportamento ruim, não perca muito tempo com ele. Em vez disso, redirecione a energia".

Treinar uma orca não se pode fazer como se treina um animal qualquer. Não há forma de surrá-la, amedrontá-la, como se faz ainda hoje, por esse Brasil afora, infelizmente, na doma dos cavalos. Não se pode deixar uma baleia assassina sem alimento, sem que o treinador corra o perigo de se transformar na própria comida.

Analisando e descrevendo a maneira como se treinam as orcas, Blanchard, através de uma bela história, num estilo rico de oralidade, que lembra as histórias orientais contadas ao pé de uma fogueira, desvenda os segredos que permitem ser transladados para o relacionamento interpessoal, ou seja, faz uma analogia entre a essência do comportamento humano e a das baleias assassinas,.

A parábola começa quando um gerente de vendas de uma organização, desiludido com as relações que desenvolveu tanto em seu trabalho como na própria casa, trata de descobrir o que é que fazem os treinadores das orcas do Sea World para conseguir tão extraordinário desempenho de parte desses aparentemente indômitos animais. A primeira presunção do gerente de vendas é que haveria punição no treinamento, pois ele vem de uma escola em que trata os subordinados e familiares sob o manto do domínio, não se importando com a necessidade do ser humano (e dos animais) do natural desejo de atenção, afeto, busca de reconhecimento, que permite direcionar o comportamento para desempenhos criativos. A primeira lição das baleias assassinas: os mestres são elas, os "treinadores" aprendem com elas.

E o gerente de vendas, ao longo da história, aprende que a chave para relacionar-se com as baleias (e com os outros) subjaze em redirecionar o centro de atenção dos comportamentos limitantes para os comportamentos desejados, reforçando sempre as conquistas criativas na busca do objetivo almejado, não enfatizando os procedimentos negativistas.

O vendedor aprende que para ajudar pessoas, subordinados, familiares, amigos, qualquer pessoa, a transformar sonhos em realidade, a conquistar seus objetivos, há que mudar sua maneira de ver, ouvir, e sentir. Consegue, com tal ressignificação, melhorar sua vida conjugal, o trabalho, enfatizando os comportamentos positivos, e não reprimindo os gestos negativos.

A obra induz o leitor a uma recriação comportamental nas relações intra e interpessoais, expõe uma metodologia com indicações concretas, como construir confiança, canalizar e recanalizar energias, um texto fabular que apresenta um belo método para se conseguir um aprazível e efetivo compromisso consigo mesmo e com os outros.

Livro recomendado para todos, dos pais que desejam liderar criativamente o processo educativo dos filhos adolescentes, aos dirigentes políticos e empresariais que procuram incutir o cumprimento de seus objetivos.

Comentário de João Nicolau Carvalho, Professor Universitário, Trainer em PNL.