Soltando as amarras

Livro do Mês - Fevereiro de 2004

Capa do Livro

Soltando as amarras - Emagrecimento e mudança comportamental

Você pode testar a dieta de Robert Atkins - afinal de contas em cada cidade brasileira encontramos facilmente uma churrascaria, e nas maiores os famosos rodízios. Jô Soares experimentou a dieta da proteína, mudou seu guarda-roupa, e agora O Gordo está mais gordo que antes. Alguma coisa não funcionou.

Acaba de aparecer no Brasil a nova coqueluche americana, a dieta de South Beach, uma versão light da dieta Atkins. Atikins morreu rico e, dizem, garantiu o pé-de-meia para filhos, netos e bisnetos. Arthur Agastston, autor da South Beach continua no mesmo caminho. A América é a terra dos milagres. O interessante em tais obras é que ninguém se preocupa em mudar a maneira de pensar do leitor, de sua relação com a comida - apresentam receitas "milagrosas", alguns molhos produzidos pelos próprios, ou por franquias, e nada mais; e você perde uns quilos, e tempo depois está mais gordo que antes.

Em "Soltando as Amarras: emagrecimento e mudança comportamental", do brasileiro Karim Khoury, especialista em PNL, não há receitas prontas - há, sim, a busca honesta e criativa de um novo modelo de ver, ouvir e sentir a nossa relação com o alimento. Ele começa nos ensinando a nos conhecer a nós mesmos, a rever as nossas crenças e valores. Alerta que não somos apenas estômago, mas uma unidade corpo/mente, que deve funcionar harmonicamente, para que possamos usufruir uma vida saudável, equilibrada.

Como Golfinho declarou anteriormente, "Soltando as Amarras", edição da Editora SENAC/São Paulo, é uma obra de orientações, um livro que mostra que o caminho da mudança, no caso emagrecimento, passa pela determinação bastante clara de nossos objetivos, de mudanças de paradigmas, e que a mudança há que ser ecológica para perdurar. Há que se alterar o diálogo interno, a reconhecer nossas emoções e ganho secundário, e fazer planejamento alimentar. Há que se utilizar diversas técnicas de PNL e reprogramar o comportamento.

A autoestima recebe um capítulo específico. Pois sem autoestima não geramos mudanças criativas. Não aprendemos a vivenciar uma melhor qualidade de vida. Diretor de uma clínica de emagrecimento em São Paulo, convivendo diariamente com o desafio de gerar mudanças comportamentais em pessoas que o procuram, Karim Khoury consegue, com "Soltando as Amarras" demonstrar que a PNL, e outras técnicas, podem redirecionar comportamentos limitantes, pois uma parcela considerável é inconsciente - entre eles os alimentares.

Segundo o autor, há que se conhecer com precisão os nossos hábitos alimentares, reprogramando os que dificultam a manutenção do peso almejado. Alerta que, em geral, a instabilidade do peso é resultado de comportamentos alimentares automatizados, que só poderão ser reavaliados e redirecionados se questionados.

Com pouco mais de 130 páginas, alicerçado numa excelente bibliografia, "Soltando as Amarras", não propõe nenhuma panaceia, mas vincula de maneira bastante objetiva que a mudança de seu corpo, vincula-se à mudança de sua mente. Em outras palavras, o problema não está nas dietas. É algo mais profundo, depende de mudanças de hábitos, que foram criados e, portanto, podem ser modificados. Daí a importância da PNL. Daí a importância do livro.

Comentário de João Nicolau Carvalho,
professor universitário, Trainer em PNL, Coach certificado