Com a Corda Toda

Livro do Mês - Junho de 2003

Com a Corda Toda

Com a Corda Toda - Auto Estima e Qualidade de Vida

Karim Khoury, empresário e terapeuta holístico, consultor, trainer em PNL acaba de lançar seu segundo livro, "Com a Corda Toda: Autoestima e Qualidade de Vida" e, como o anterior, "Soltando as Amarras: Emagrecimento e Mudança Comportamental", comentado aqui no Golfinho, também lançado pela editora SENAC.

Autoestima é assunto altamente em moda, pois numa sociedade complexa como a nossa sem uma excelente carga de autoestima entramos em crise, nosso relacionamento criativo, ecológico, conosco e com os outros, definha. Pois Karim Khoury apresenta, com muita precisão e honestidade, as ferramentas possíveis para você viver harmonicamente, impregnando-se de valores humanos flexíveis e fundamentais. A autoestima é o caminho para uma vida de Qualidade.

Aliás, autoestima e qualidade de vida é um dos capítulos básicos desta obra que Golfinho elegeu como "Livro do Mês". No capítulo, com muita propriedade, o Autor vai tecendo seu conceito de Autoestima, vai encadeando ambiente, comportamento, capacidade, crenças e valores, identidade, as relações dos níveis neurológicos para gerar sua declaração de autoestima a partir de um texto de Virginia Satir.

Os capítulos posteriores vão dando ao leitor instrumentos de mudanças para melhorar sua relação com o próprio corpo, com as crenças e valores, com as armadilhas que as emoções podem desencadear nos humanos.

Nos capítulos Assertividade e Como agir... e reagir a críticas e elogios, lembrando que com "autoestima você tem confiança para ser você mesmo e se expressar de acordo com suas próprias opiniões", Khoury vai dando ao leitor enunciados e textos que geram novos contextos, mecanismos de ações congruentes que permitirão novas maneiras de ver, ouvir e sentir o universo que nos cerca, você parte dele.

Nenhum homem é uma ilha isolada do pastor e poeta britânico John Donne abre o texto onde Karim Khoury trata da autoestima e nossos relacionamentos, da importância do "rapport", da importância do melhoramento do relacionamento consigo mesmo, o uso da intuição, e muito mais, conceituando que confiança é a base de qualquer bom empreendimento relacional..

Autoestima no trabalho, autoestima na terceira idade, são também apresentados e trabalhados com perspicácia pelo Autor, que mapeia a importância da estima em momentos diversos de nossas vidas.

Finalmente, em Soltando as amarras e preparando-se para a viagem, não tanto como conclusão mas como proposta para que iniciemos o processo de desamarre daquilo que nos limita e nos impede de enfrentar, com bom humor, criatividade, os desafios que a vida se nos apresenta, faz um encerramento de sua obra, apresentando-nos uma gorda bibliografia que, certamente, facilitará o trabalho do leitor com o seu digital crítico.

Karim Khoury em suas duas obras demonstra ser um pesquisador de viva curiosidade, um inconformado com as mazelas humanas, reais ou imaginárias, e propondo assertivamente soluções para elas.

"Com a Corda Toda: Autoestima e Qualidade de Vida" uma obra importante que se junta ao acervo brasileiro da Programação Neurolinguística.

Comentário de João Nicolau Carvalho,
professor universitário, Trainer em PNL, Coach certificado