PNL e Saúde

Livro do Mês - Outubro de 2002

PNL e Saúde

PNL e Saúde - Recursos da PNL para uma vida saudável

PNL E SAÚDE, de autoria de Ian McDermott e Joseph O'Connor, publicado pela Summus Editorial, de São Paulo, é o Livro do Mês do GOLFINHO. Ian McDermott é coautor de Administre seu Tempo, Administre sua Vida (vide Golfinho, Livro do Mês, Junho 2002), edição da Record, de PNL para Administradores, junto com Joseph O'Connor, edição da Vozes, e de tantos outros ainda não traduzidos para o português. Mas é Joseph O'Connor o autor mais conhecido dos brasileiros na área de PNL. Ele é coautor de Introdução à Programação Neurolingüística, compêndio básico para iniciantes (e não iniciantes) em PNL, traduzido para 18 idiomas; de Treinando com a PNL, de Sucesso em Vendas com PNL, lançados pela Summus, e autor de Liderando, publicação da Record, além de outras dezenas de obras ainda por publicar em língua portuguesa. Joseph O'Connor já ministrou cursos e conferências no eixo Rio/São Paulo. Atualmente, passa parte do tempo no Brasil, mantendo uma organização em São Paulo, em parceria com Andrea Lages, uma brasileira com ampla e invejável formação em Programação Neurolinguística, que anuncia, para o próximo ano, um livro, com O'Connor na área de PNL e Coaching.

PNL e Saúde, e há que se registrar que os autores não são médicos, mas o livro é prefaciado pelo Dr. Enrico Melson, ex-associado do Dr. Deepk Chopra, conhecidíssimo, por leitura, de nós, brasileiros, -- PNL e Saúde, lembra que nossa maneira de fazer, de pensar, nossa maneira de registrar o mundo, nossa maneira de viver, contribuem decisivamente na criação de nossa saúde. A obra enfoca, com muita autoridade, a arte de viver com saúde, alertando-nos para possíveis enfoques pessoais limitantes que levam à enfermidade. McDermott e O'Connor aplicam as técnicas de Programação Neurolinguística para examinar, entre outras questões, como criamos nosso mundo interno e a resposta que damos ao nosso corpo, com a saúde ou com a enfermidade; que ensinamentos tiramos sobre a saúde com alguns casos extraordinários de recuperação de uma enfermidade terminal; a influência do estado emocional sobre nosso estado imunológico. Alerta que nossa maneira de pensar pode ser um dos indicadores chave para a nossa saúde, atual e futura. Mostra ao leitor maneiras de manejar o estresse, e a utilização de nossos sentidos para aumentar o prazer de viver.

É um livro muito útil, que nos conscientiza para um fato que a moderna medicina vem de refletir - que sabemos muito sobre os mecanismos da enfermidade, mas sabemos muito menos sobre a saúde. Para os autores, a saúde é algo que cada um vai criando diariamente, ao longo da vida.

A principal mensagem do livro, lembra um dos editores, "é que você pode influir em sua saúde física, que o corpo é uma parte integral de você mesmo, não algo que as vezes fica com defeito, -- que a capacidade do corpo para aprender e sarar é assombrosa".

Os autores não pretendem, deixam isso bastante claro, suplantar o atual modelo médico, nem, propor um modelo alternativo. Desejam complementar o modelo atual, enriquecê-lo com novos enfoques, novas maneiras de o leitor encarar criativamente sua saúde.

Um glossário de termos usados pela PNL, e uma ampla bibliografia, dão ao leitor a possibilidade de aprofundar seus estudos em torno do assunto.

Um excelente livro, que Golfinho, indica com satisfação, numa tradução de Denise Maria Bolanho, com consultoria médica do Dr. Edgar Bolanho.

Comentário de João Nicolau Carvalho, Professor Universitário, Trainer em PNL