Ferramentas para Sonhadores

Livro do Mês - Agosto de 2004

Capa do Livro

Ferramentas para Sonhadores - Estratégias para Criatividade e a Estrutura da Inovação

Robert B. Dilts é o especialista internacional de Programação Neurolinguística que mais tem sido divulgado no Brasil, quer como autor, quer como coautor. A Summus Editorial , São Paulo, lançou, de sua autoria, "Enfrentando a Audiência", e "A Estratégia da Genialidade", volumes I, II e III. Como coautor, fazendo dupla com Todd A. Epstein, editou os dois volumes de "Aprendizagem Dinâmica". Com Tim Hallbom e Suzy Smith, publicou "Crenças: Caminhos para a Saúde e o Bem-Estar". Todos são livros fundamentais de PNL, alguns realmente antológicos como os volumes sobre modelagem, em que Dilts nos apresenta a Aristóteles, Sherlock Holmes, Wolfgang Amadeus Mozart, Sigmund Freud, Leonardo da Vinci, Nikola Tesla, e Albert Einstein. Leitura difícil, que exige muita atenção por parte dos leitores, e conhecimento de PNL. Obras indispensáveis para quem quer aplicar estratégias criativas.

Agora a Editora Rocco, Rio de Janeiro, coloca à disposição dos leitores brasileiros e portugueses, "Ferramentas para Sonhadores: Estratégias para a criatividade e a estrutura da inovação". Aqui Dilts tem como companheiro de coautoria, além de Todd Epstein, seu próprio pai, Robert W. Dilts, famoso advogado que, por mais de 30 anos, militou no campo de registros de patentes e em direitos autorais.

A obra saiu à luz nos Estados Unidos em 1994, antes da publicação dos três volumes que compõem "A Estratégia da Genialidade". E, de certa forma , é a leitura ideal para posteriormente se mergulhar no conteúdo das estratégias, pois vai apresentando, definindo e identificando passo a passo o processo de criatividade, detalhando os modelos ROLE e TOTS, descrevendo com bastante minúcia, os estágios necessários para se vivenciar nossos lados sonhador, realista e crítico.

O livro, além disso, apresenta diversas entrevistas de pessoas que se destacaram pela sua criatividade, como Michael Colgrass, ganhador do Prêmio Pulitzer de Música em 1978; do inventor Lowell Noble, de Bjorn Rorholt, sempre integrando as perguntas, e assertivas dos entrevistados, com o enfoque PNLístico de como gerar um processo criativo de comunicação.

No capítulo 6, --"Coordenando o Sonhador, o Realista e o Crítico", os autores, sempre aliando pressupostos teóricos de PNL com exercícios vivenciais,-- há um verdadeiro painel de criação. Esclarecem que todo o livro demonstra que "o arco de feedback entre as metas, a evidência e as operações e entre o sonhador, o realista e o crítico é a essência da criatividade eficaz. Sem esse arco, mesmo as ideias mais estimulantes vão falhar ou perder o interesse, se tornarem azedas".

Uma excelente obra com diversos apêndices, importantes resumos sobre estratégia, modelo ROLE, Sistema Representacional, Submodalidades, Estrutura do TOTS, Padrões de Metaprogramas, Procedimentos de Eliciação de Estratégias, Modelo SCORE para mudanças, Sugestões para manter anotações laboratoriais, Condições de Boa Formação pra Avaliar Novas Ideias, e uma bibliografia, cujos títulos, mesmo os traduzidos para o português, permanecem na língua original. Nossos editores ainda não aprenderam a navegar em Golfinho, onde estão relacionados, no original e em português, tudo que se traduziu de Programação Neurolinguística.

Uma excelente obra para o leitor aprender a gerar idéias estratégicas,criativas. Um livro prático, leitura estimulante, uma obra inovadora, um espelho do que Dilts e seus companheiros vêm fazendo em favor da melhoria do ser humano.

João Nicolau Carvalho professor universitário, Trainer em PNL, Coach certificado