Sinergia

Termo do Mês - Dezembro de 2014

Funcionamos como um todo mesmo que não o saibamos ou que não o aceitemos, enquanto indivíduos, enquanto sociedade, enquanto mundo, enquanto planeta... E com certeza todos nós queremos funcionar bem. Em um organismo, esse bom funcionamento é caracterizado pelo fato de seus vários componentes atuarem juntos de maneira natural e espontânea, em harmonia com o todo.

A isto dá-se o nome de sinergia, do grego syn-ergos, que significa "trabalhar junto". Sinergia não implica qualquer coação ou coibição, nem surge por um esforço deliberado.

Cada elemento do sistema trabalha individualmente para atingir seus próprios fins, que podem ser os mais variados. E, no entanto, todos eles espontaneamente agem de maneira que favoreça a todos.

Um exemplo excelente de um sistema com alta sinergia é o nosso corpo. Somos um agrupamento sortido de vários trilhões de células individuais, cada uma agindo em seu próprio interesse e, todavia, contribuindo simultaneamente para o bem comum. Sinergia em um organismo é a essência da vida e está intimamente ligada à saúde.

Quando, por algum motivo, a sinergia diminui e o organismo como um todo não recebe a plena cooperação de suas diversas partes constituintes, ele adoece.

Também nos grupos sociais a sinergia indica até que ponto as atividades de um indivíduo contribuem para o grupo como um todo: grupos com alta sinergia tendem a ter poucos conflitos.

Se quiser mais informações use a pesquisa interna: sinergia

Termo do Mês - Dezembro de 2014