Linguagem

Termo do Mês - Abril de 2016

No glossário do Golfinho, encontramos a definição de linguística – o estudo da linguagem que usamos para ordenar os nossos pensamentos e comportamentos e para nos comunicar com as outras pessoas. Essa definição retrata a importância da linguagem em muitas técnicas da PNL, onde aprendemos e desenvolvemos a habilidade de ouvir com muita atenção e – literalmente – ao que as pessoas dizem.

Assim sendo, uma das primeiras habilidades que desenvolvemos quando aprendemos PNL, é reconhecer como a pessoa está usando os seus sentidos ou os seus sistemas representacionais. Nós fazemos isso ouvindo as pistas, palavras ou frases, chamadas de predicados.

Predicados são palavras e frases que sugerem a atividade do ver, ouvir, etc., tal como: "eu vejo o que você quer dizer," "isto não me diz nada" ou "eu não consigo pegar o que você está dizendo." O uso de predicados por parte de uma pessoa fornece informações importantes sobre como ela está pensando no momento e para qual dos seus cinco sentidos ela está dando mais atenção.

A linguagem também pode ser não verbal, também chamada linguagem corporal, e se refere aos sinais explícitos que dizem respeito ao estado interno da pessoa. Abrange principalmente gestos, postura, expressões faciais, movimento dos olhos e a proximidade entre locutor e o interlocutor. Assim como a forma de expressão da mente racional é a palavra, a forma de expressão das emoções é a não verbal.

Existem certos padrões de linguagem específicos que em PNL são estudados no Metamodelo. Como está no termo do mês de março - Metamodelo, o "Metamodelo é como ter um estetoscópio para a mente – pois nos permite reconhecer os pensamentos e os sentimentos que se encontram sob o que uma pessoa está dizendo. Você pode ter uma ideia muito clara de como um problema está agindo sobre uma pessoa ouvindo a descrição que ela faz do problema."

Por fim, existem palavras que fazem diferença na sua comunicação com você mesmo ou com as outras pessoas. São palavras que podem impedi-lo de realizar o que você deseja ou criar uma ilusão de progresso que não existe. Você provavelmente usa ou ouve outras pessoas usando essas palavras no seu dia a dia. Esteja atento a elas e perceba o impacto que elas têm sobre como você vive a sua vida. Entre elas, podemos citar mas, tentar, espero-quero, devia, não posso e outras mais. Sugerimos a leitura do artigo: Pequenas palavras que podem fazer a diferença.

Termo do Mês - Abril de 2016