Falecimento de Everett “Tad” James, no dia 14 de abril de 2021

Recebemos a triste notícia do falecimento de Everett “Tad” James, no dia 14 de abril de 2021, internacionalmente conhecido especialmente pelo seu trabalho com a PNL e a Time Line Therapy™ – TLT. Sua empresa: https://www.nlpcoaching.com/

Abaixo, trechos do artigo escrito por G. Szenészi em memória de Tad James.

“Nascido em 1944 em Washington DC, Tad James era formado MS em Comunicação de Massa pela Syracuse University e PhD pelo American Institute of Hypnotherapy. Na sua adolescência viveu por dois anos em São Paulo, ficando com poucas recordações da língua portuguesa(1). No início de sua carreira foi gerente de uma estação de rádio e depois dirigiu a sua própria estação. Seu caminho de crescimento pessoal e de conhecimentos passou pelo estudo de Reiki e disciplinas orientais. Morando no Havaí, aprofundou-se na arte curativa da tradicional huna havaiana, buscando também sua afinidade com estudos e modelos da psicologia. Fui ao encontro de Tad motivado por seu livro Time Line Therapy and the Basis of Personality, escrito com Wyatt Woodsmall e publicado em 1988, um best seller da PNL. Faço parênteses aqui para registrar outro fato sobre a importância dos dois autores: Wyatt Woodsmall e Tad James foram, respectivamente, o primeiro e o segundo Master Trainers da PNL, certificados por Richard Bandler.

Seu estilo de ensinar integrava habilidades de comunicação vindas se sua formação acadêmica e declaradamente de Richard Bandler e da PNL. Com frequência eu o ouvi citar Tony Robbins como exemplo em suas informações. Ele tinha um modelo que descrevia os elementos integrantes de sua “técnica”, porém, essencialmente, seu estilo veio dele mesmo, de seu jeito e de sua alma. Suas aulas que eu acompanhei eram dadas a partir de um banco alto, bem típico na PNL, de onde saía só ocasionalmente. Sua linguagem era fluida, recheada dos padrões do Modelo Milton. Mantinha mesmerizado o grupo de participantes com a clareza de seu inglês e de suas explicações, com o humor que dava muita leveza à sua comunicação e a moldura verbal da linguagem hipnótica – tudo como que orquestrado sob medida para o aprendizado da plateia. Eu o ouvi dizer em algumas oportunidades: “Se pudesse ensinar uma única coisa aos professores, eu ensinaria o Modelo de Milton”. Ele o dominava com toda a naturalidade.

Além do livro sobre a TLT, Tad teve ainda outros publicados, sendo alguns baseados em transcrições de seus cursos: The Secret of Creating Your Future; Lost Secrets of Ancient Hawaiian Huna, Vol.1Language Patterns and Time Line Therapy, com Wyatt Woodsmall; Presenting Magically: Transforming your Stage Presence with NLP, com David Shephard; Hypnosis: A Comprehensive Guide, com Lorraine Flores e Jack Schober. Além das contribuições para a TLT, escreveu ainda sobre Prime Concerns Process a partir de um trabalho realizado com Richard Bandler e Quantum Linguistic, que explora padrões de mudança pessoal com a linguagem avançada da PNL para a criação de vazios mentais.”

O link para o artigo completo: https://metaprocessos.com.br/em-memoria-de-everett-tad-james/


Últimas Atualizações: