Tiempo para Cambiar

Livro do Mês - Março de 2003

capa Vem do México o Livro do Mês. E é de autoria de Richard Bandler, cocriador da PNL - Programação Neurolinguística, criador do DHE - Design Human Engineering, um modelo evolutivo que nos permite desenhar o interior de nossa própria mente, e de Neuro-Hypnotic Repatterning, um modelo de hipnose rápido, efetivo, um ótimo ferramental para reorganizar padrões mentais, educar nosso inconsciente. Sem dúvida alguma um dos gênios da terapia breve, Bandler, matemático, especialista em computação e Doutor em Psicologia, é um ávido explorador do desconhecido e uma fonte de criatividade nos últimos 30 anos, tendo colocado à disposição do ser humano novos e importantes modelos de desenvolvimento, todos profundamente ecológicos. A diretora de Golfinho leu o livro em inglês (Time For a Change - Meta Publications - 1993), e o considera uma das principais obras do autor.

E, realmente, "Tiempo para Cambiar" é desses livros que qualquer pessoa interessada em PNL e que domine o espanhol vai sair ganhando ao ler.
Já traduzido para o português Hora de mudar

A edição que estamos comentando é da Editorial Khaos, do México, editora de Gabriel Guerrero, representante de Richard Bandler naquele país e autor, também, de excelente obra de PNL, "Transformación Profunda", aliás prefaciada por Bandler. (Veja www.neuroing.com)

Em "Tiempo para Cambiar" Bandler assevera que as crenças e a hipnose são aliados intimamente relacionados no processo de transformação.Segundo ele, através da hipnose podemos instalar poderosas crenças, e as crenças são "o trem-bala da hipnose profunda".

Tendo modelado Milton Erickson, Bandler criou, com Grinder, na PNL, um modelo ericksoniano próprio que foi chamado de Modelo Milton. No presente livro, em seu primeiro capítulo, ele propõe e ensina a instalar uma atitude de PNL, quer dizer, um paradigma aberto, criativo, para permitir o envolvimento com nossos talentos e a busca de um processo novo de aprendizagem. Destaca, também, agora no capítulo 2, a importância do humor, o desfrute da vida, dando ênfase às submodalidades.

Nos capítulos 3 e 4, retorna, com mais ênfase, aos pressupostos de seu livro anterior, publicado no Brasil pela Summus Editorial, "Usando sua Mente", apresentando e ensinando técnicas como a da "Triple Inducción", um "swish" em hipnose, induções hipnóticas não verbais, interrupção de padrões, induções rápidas, âncoras, e muito mais. A distorção do tempo, um dos temas favoritos de Bandler, é explicada com maestria.

Nos capítulos seguintes, são nove ao todo, além de conter diversos apêndices e um glossário, Richard Bandler vai aprofundando a importância do seu modelo hipnótico para gerar mudanças, propondo padrões no trabalho com o tempo, o transe hiperestésico, a reprogramação das decisões limitantes, um passeio através do tempo, busca trans derivacional, pressuposições, causa/efeito, a importância do "Rapport", umas dezenas de sugestões e revisões, que, se seguidas pelo leitor, permitirão desenhar e explorar um novo estado de consciência.

É uma obra realmente revolucionária na medida que propõe pressupostos de mudanças perfeitamente testáveis, permitindo ao leitor compreender e vivenciar a hipnose e modificar as crenças limitantes, e/ou reafirmar as criativas de uma maneira realmente inovadora.

Golfinho, que prontificou-se a apresentar aos seus leitores, na seção "Livro do Mês", obras que realmente tragam contribuição ao desenvolvimento integral do ser humano, orgulha-se em apresentar, em primeira mão, a nova obra de Richard Bandler, ao mesmo tempo em que espera motivar o editor brasileiro a traduzir, para o nosso idioma, o presente livro, em função da riqueza e beleza do conteúdo, e da simplicidade com que o cocriador da PNL apresenta e desenvolve temas tão fascinantes e complexos.

Comentário de João Nicolau Carvalho, Trainer em PNL e
Master em Terapia da Linha do Tempo