Tenha Agora a Vida que Quer

Livro do Mês - Março de 2014

Capa do Livro

Tenha Agora a Vida que Quer - Transforme a Sua Vida de Forma Rápida e Duradoura

O "Livro do Mês" que ora indica Golfinho, vem com sotaque lusitano. De autoria de Richard Bandler é um lançamento do selo editorial Lua de Papel, do grupo Leya. O mundo realmente é uma aldeia global: Rogério Castilho ministrava um curso de Hipnose em Portugal, descobriu o livro – colocou-o numa página de relacionamento social de hipnose da qual faço parte, e eis o cofundador da PNL retornando às páginas de Golfinho, daqui e de além mar, afirmando aos leitores que se desejarem assumir o controlo da sua vida, este livro é para si. Uma delícia de texto, que inclui um CD de programação mental.

Um livro diferente, não tanto pelo sotaque, como também pela edição da obra, feita por Owen Fitzpatrick, que tem outro excelente livro publicado com o mago da PNL, ainda sem edição no nosso idioma: "Conversaciones", em que Bandler e Owen falam sobre liberdade, amor, e muito mais, sob a ótica da Programação Neurolinguística. Uma caprichada edição da Khaos, editora mexicana.

Outro dado a registrar: "TENHA AGORA A VIDA QUE QUER" é prefaciada por Paul McKenna, um trainer em PNL com diversos livros publicados em Portugal, e no três Brasil, dois pela Sextante, "Eu posso fazer você emagrecer", e "Mude sua vida em 7 dias"; o terceiro pela Best Seller, "Eu vou te enriquecer". Novas gerações de PNL unidas ao seu famoso cocriador.

Lembra McKenna que as melhores técnicas elaboradas por Richard Bandler estão condensadas na obra, facilitando ao leitor resolver os seus problemas, por mais devastadores que sejam, e libertar o seu verdadeiro potencial.

Aliás, o subtítulo da obra é "Transforme a sua vida de forma rápida e duradoura".

São 167 páginas de aprendizado que a imprensa portuguesa assim registrou:

"Se quer assumir o controlo da sua vida, este livro é para si. Se está atormentado pelo passado, paralisado por uma fobia, ou quer pôr o seu motor mental a funcionar em alta rotação, este livro é para si. Quando começou a trabalhar com psicólogos, há mais de 40 anos, Richard Bandler percebeu que a terapia podia ser uma armadilha. As pessoas gastavam rios de dinheiro e horas sem fim a tentar "reparar" problemas que podiam ser resolvidos numa sessão de 20 minutos. Se era possível ficar traumatizado em segundos (um acidente de carro, um voo turbulento, uma picada de abelha), porque não resolver o problema de forma igualmente rápida? O autor começou a estudar as pessoas que ultrapassavam problemas num curto espaço de tempo, e descobriu que havia uma série de técnicas que resultavam. A partir daí, cofundou a Programação Neurolinguística, que consiste justamente em desenvolver padrões de comportamento que realmente funcionam. "Tenha Agora a Vida que Quer" reúne o melhor que a PNL tem para oferecer. De forma concisa e clara, o autor fornece as ferramentas para uma (re)programação eficaz da mente, para atingirmos os nossos objetivos – sejam eles tomar melhores decisões, conhecer pessoas ou ganhar mais dinheiro.

Um livro de autoajuda? Sim, mas mais que isso. Bandler expõe didaticamente seus pressupostos básicos: não interessa o porquê dos problemas em que a psicologia e a psiquiatria muitas vezes se concentram, basta construir boas imagens na cabeça e as pessoas terão boas sensações. Ressignificação, submodalidade. Bandler genialmente adota, no livro, praticamente uma única técnica – o que importa é o uso flexível, criativo, variações criativas no uso de submodalidades.

"TENHA AGORA A VIDA QUE QUER" apresenta ao leitor as diretrizes bandlerianas de como gerar mudanças, manejar as submodalidades, administrar o próprio cérebro mudando a neuroquímica, construir novas crenças, manejar linhas do tempo, superar medos, fobias, aprimorar relacionamento, ser proativo, divertido, amoroso, organizado, determinado e flexível, líder.

Obra de primeira grandeza, estilisticamente lusitana, primorosamente traduzida, que Golfinho anuncia como um ferramental de primeira grandeza para as pessoas atingirem seus objetivos, serem mais felizes, mais gente. Enriquecerem suas/nossas vidas.

João Nicolau Carvalho, Professor Universitário, Trainer em PNL.