A Estrutura da Magia

Livro do Mês - Março de 2004

A Estrutura da Magia - Capa do Livro

A Estrutura da Magia - Um livro sobre Linguagem e Terapia

Oito, 8. Oito anos de pura magia. Maioridade em estrutura e conteúdo.Parabéns, Golfinho, e seus milhares de leitores que se espraiam por todo o Brasil, e por diversos cantos do planeta.

Portal de PNL em língua portuguesa, é um dos mais visitados em todo o mundo. A estatística está aí, a disposição dos leitores.

Golfinho é a primeira revista eletrônica de PNL no idioma de Camões, e o Livro do Mês, é "A Estrutura da Magia I" primeira obra, -- publicada no Brasil pela Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 1977, -- em que Bandler e Grinder apresentam o que mais tarde seria a Programação Neurolinguística. Algum editor patrício está nos devendo "A Estrutura da Magia II", continuidade natural do volume I.

Freud escreveu que as palavras e a magia foram inicialmente uma coisa só, e que na atualidade as palavras retêm muito de seu poder mágico. Teria saído daqui o título da obra? Mistério. Mistério também, embora com muitas pistas, para a denominação PNL, e vale a pena aqui ler/reler a entrevista que Joseph O´Connor concedeu ao Golfinho. Além de o leitor ter conhecimento de uma das versões sobre o nascimento da PNL, ficará informado sobre uma excelente marca de vinho californiano

Na "Estrutura da Magia I" Bandler e Grinder lembraram ao mundo, que quando usamos a linguagem, estamos gerando um modelo ou representação de nossa experiência. Contactamos com as regras da comunicação verbal, regras equivalentes à gramática na linguística ou as formulas em matemática. Batizadas como Metamodelo, as regras apresentam um sistema para compreender, modificar e influir nas interações com outras pessoas. As experiências, ensinam-nos Bandler e Grinder, estão baseadas em nossas percepções do mundo, e tais percepções, moldadas e limitadas pelo modelo.

O Metamodelo é fruto da observação, da modelagem feitas pelos autores, dos gênios terapêuticos Fritz Pearls, criador da terapia Gestalt, de Virginia Satir, uma das maiores autoridades em terapia familiar. Bandler e Grinder identificaram os padrões verbais utilizados sistemática e inconscientemente por Perls e Satir em seus procedimentos terapêuticos – e que a estrutura de tais regras poderia ser identificada e modelada. Nascia a magia da PNL. Nascia a PNL, posteriormente enriquecida pelas Submodalidades, Modelo Milton, etc.

Na "Estrutura da Magia I", vide o comentário de Golfinho com relação ao livro, -- o leitor atento descobre que os padrões verbais e não verbais empregados por Virginia e Fritz, demonstram que não operamos diretamente no mundo em que vivemos, mas que criamos representações mentais , ou mapas, utilizados para direcionar nossa conduta. E que uma das formas que os seres humanos representam a experiência é a linguagem. Daí o subtítulo da obra – "Um livro sobre a Linguagem e Terapia".

Em "Estrutura da Magia I" você vai tomar contato com a Linguística Transformacional, de Chomsky, com as ideias revolucionárias do antropólogo Gregory Bateson, que escreve a Introdução, com a Semântica Geral de Alfred Korsybski, aquele que afirmou que "o mapa não é o território", e contatando com tudo isso, como as pessoas se comunicam e como se modificam, você poderá se transformar num aprendiz de feiticeiro, melhorando a ecologia do mundo,

E como estamos precisando disso, depois dos dias 11 de New York e Madrid!

João Nicolau Carvalho professor universitário, Trainer em PNL, Coach certificado

Para comprar: Amazon
Página do livro: A Estrutura da Magia