Lembrando de nomes por meio da PNL

Escrito por: 

Publicado em: 

sab, 16/04/2005

Quando foi o última vez que você encontrou alguém cujo nome você devia se lembrar? Ele o conhecia e o chamou pelo nome. Mas você não tinha a menor ideia do nome dele. Imagine como seria maravilhoso se você pudesse sempre se lembrar do nome das pessoas após encontrá-las. Certamente isso iria livrá-lo de futuros embaraços.

Aqui está um método prático de lembrar os nomes. Usando essa estratégia de nomes da PNL, você pode aprender e lembrar dos nomes de 70 ou mais pessoas em menos de 30 minutos. Tim Hallbom, trainer de PNL, autor e terapeuta, demonstra isso em seus treinamentos de PNL. Ao iniciar cada treinamento, ele pede que os estudantes se apresentem e depois ele pode chamar cada um pelo seu nome, um por um.

Os nomes dos estudantes não estão somente instalados na memória de curto prazo de cada um, mas também na memória de longo prazo. Se você encontrar uma pessoa só uma vez, você normalmente pode se lembrar do seu nome por um longo tempo se usar essa estratégia.

Tim e outra trainer de PNL, Suzi Smith, desenvolveram essa estratégia de nomes ao estudar os processos de pensamento das pessoas que se lembravam bem dos nomes. Franklin D. Roosevelt, uma das pessoas que eles estudaram, era um mestre em lembrar de nomes. Ele frequentemente surpreendia o seu staff ao se lembrar do nome de pessoas que ele havia encontrado apenas uma vez, meses antes. Perguntado como fazia isso, disse que via o nome das pessoas escrito nas suas testas.

Tim agora ensina uma versão expandida da estratégia de nomes de Roosevelt nos seus treinamentos de PNL. A estratégia de nomes, na qual ele ajudou no desenvolvimento, está baseada na maneira que as pessoas aprendem e recuperam as informações que é feita através dos três sentidos primários – visão, som e tato.

"Uma das coisas que os pesquisadores do cérebro descobriram nos últimos anos é que o nosso diálogo interno ocupa o mesmo nervo auditivo em nosso ouvido que o som externo," diz Tim.

"A razão pela qual a pessoa esquece dos nomes é porque ela normalmente está envolvida em alguma outra conversa interna auditiva. Assim, é realmente difícil escutar a outra pessoa dizendo seu nome quando você está tendo uma conversa interna com você mesmo sobre como você está sendo recebido ou sobre o que você vai dizer depois," ele diz.

Para lembrar dos nomes, a primeira coisa que Tim recomenda é você se concentrar em permanecer externa com a pessoa, ouvindo-a. Depois repita o nome dela para você três vezes enquanto você está olhando-a.

Para obter a parte visual, imagine que você pode ver o nome dela escrito na testa da pessoa. Para tornar isso mais permanente, veja o nome dela na sua cor favorita de marcador de palavras. Isso fará o nome ressaltar ainda mais. Faça isso enquanto você estiver dizendo para si mesmo o nome da pessoa.

A terceira maneira de lembrar o nome de uma pessoa é através do sentido cinestésico do "toque". Você pode codificá-lo deixando o seu dedo imaginar como seria escrever o nome da pessoa enquanto você está vendo-o e dizendo-o para si mesmo. Isso irá codificar o nome dela para dentro da sua neurologia para um nível mais profundo.

Se você usar esse processo com todos que encontrar, em breve ele se tornará uma parte automática de você e você irá fazê-lo automaticamente toda vez que encontrar uma nova pessoa, de acordo com Tim.

Essa estratégia de nome também é conveniente quando você encontra um grande grupo de pessoas pela primeira vez. O processo que Tim utiliza para se lembrar dos nomes de grandes grupos é chamado de "segmentação", que é a arte de dividir a informação em partes cada vez menores.

Muitas pessoas aprendem a informação segmentando-a para baixo. Pense no seu número do CPF. São nove números divididos em três pequenos segmentos. Números de telefones funcionam do mesmo modo, você se lembra deles ao dividi-los em dois segmentos de números.

Quando chega a vez de fazer isso com grandes grupos de pessoas, Tim segmenta o nome de cada um em grupos de cinco. Você pode fazer isso fazendo cinco pessoas dizerem seus nomes para você enquanto você codifica cada um deles para dentro da sua memória através dos seus sentidos primários do som, visão e tato.

As pessoas estão sempre perguntando ao Tim como ele consegue se lembrar de tantos nomes. A razão é muito simples, ele praticou muito. O trainer de PNL encoraja seus estudantes a praticar essa técnica de memorização tanto quanto possível.

Na realidade, qualquer um pode fazer esse processo. Se for feito da maneira que Tim ensina, você irá descobrir que pode se lembrar do nome das pessoas de um grande grupo, e que será capaz de lembrar para sempre o nome das pessoas.

Artigo original: Remembering Names Through NLP do site da NLP Comprehensive

Categoria: