Falar em público é realmente "um fato pior do que a morte"?

Escrito por: 

Publicado em: 

qui, 14/07/2016

Consultores fizeram uma pesquisa nos EUA perguntando a executivos bem-sucedidos "o que os assustava mais?" Em segundo lugar na lista estava "morrer". Então, o que estava no topo da lista? Resposta: "falar na frente de um grande grupo de pessoas!"

A PNL pode ajudar a lidar com o nervosismo em uma apresentação? E que técnicas de PNL você poderia usar para superar o nervosismo? Esse artigo aborda as dicas e as técnicas que eu uso e ensino nos meus cursos de treinamento de PNL sobre como lidar com o nervosismo antes e durante as apresentações.

Enquanto algumas pessoas gostam da oportunidade, para muitos o simples pensamento de falar em público ocasiona qualquer coisa entre nervosismo a quase pânico. Esse artigo considera o que pode ser feito para acalmar a agitação – desculpe, quero dizer o nervosismo. (Com as emoções, o coração bate mais rápido, a pessoa fica muito nervosa e, provavelmente, também transpira um pouco).

A ansiedade ou o medo de um evento no futuro são geralmente provocados pelas pessoas imaginando um resultado negativo no evento. Tente você mesmo – pense em alguma coisa que o está deixando ansioso – você está imaginando um grande êxito ou tudo saindo errado?

Agora, imagine o evento concluído com sucesso há 15 minutos atrás. Como está o nervosismo agora? Para a maioria das pessoas, ele desapareceu. Geralmente, usando um conceito muitas vezes referido nos treinamentos de PNL como sendo um "quadro do objetivo" (em oposição a um "quadro do problema"), isso é, pensar sobre o que você quer (a apresentação concluída com sucesso) e não o que você não quer (dando errado), ajudará a criar alguma positividade para o apresentador.

Usando uma variação da técnica de PNL chamada de "posições perceptivas", se você não puder imaginar a apresentação dando certo, então pergunte a si mesmo que conselho você daria para alguém enfrentando uma situação semelhante à sua. Ele deveria fazer mais pesquisas, ou praticar a palestra ou se preparar melhor de uma outra forma. (Lembre-se – se você não se preparar, prepare-se para fracassar.) E o que o público espera dessa pessoa? Então aceite o seu próprio conselho!

Uma técnica de PNL que funciona como um bônus é chamada de "ancoragem". Pense no que você precisa para que uma palestra transcorra bem. É mais confiança, ou se sentir convincente, ou feliz ou mais relaxado? Então lembre-se das várias vezes em que você sentiu um ou mais desses estados, e realmente mergulhe nessas experiências, uma a uma, fazendo cada vez um simples movimento como pressionar o seu polegar e o dedo indicador juntos quando estiver totalmente "imerso" na experiência. Faça isso muitas vezes, o suficiente para que você possa recriar as sensações positivas apenas pressionando os dois dedos.

Em seguida imagine-se fazendo de fato a palestra ou a apresentação enquanto pressiona os dois dedos, notando que o "você" na tela da TV parece positivo. Repita isso várias vezes, rapidamente, imaginando diferentes cenários, cada vez que estiver desempenhando realmente bem, lidando com qualquer situação que ocorra (como perguntas). Repita o processo, imaginando que os cenários estão ocorrendo agora (ao contrário de ver a si mesmo em uma tela). Se você se sentir um pouco nervoso antes ou durante a apresentação, basta pressionar os dois dedos juntos. Faça e note o impacto!

O artigo original "Is Public Speaking really a ‘fate worse than death’?" encontra-se no site www.thelazarus.com/

Categoria: