Negociação

Termo do Mês - Novembro de 2017

A negociação é definida pelo dicionário Merriam-Webster como "conferenciar com outro para chegar a uma decisão sobre um assunto" e "organizar ou realizar através de conferências, discussões e compromissos". A negociação normalmente envolve o processo de ter o mesmo ponto de vista de uma solução mutuamente aceitável pelas partes que começaram a partir de posições, valores, desejos ou resultados divergentes. A negociação bem-sucedida requer uma mistura de planejamento, solução de problemas e, às vezes, resolução de conflitos.

A principal abordagem da PNL para a negociação é a de "acompanhar e conduzir". "Acompanhar" envolve o processo do conhecimento e a combinação do comportamento ou do mapa do mundo da outra pessoa. É uma forma poderosa de estabelecer rapport reduzindo a "dúvida" e alcançando um acordo. "Conduzir" é o processo de adicionar ou mudar o comportamento ou o mapa do mundo de uma outra pessoa para se aproximar de um resultado desejado. "Acompanhar” antes de “conduzir” torna mais fácil compreender a visão de mundo dos outros indivíduos envolvidos na negociação e orientá-los para uma decisão ou um acordo mais aceitável e ecológico.

Outra contribuição fundamental da PNL para a negociação é o pressuposto de que, por trás de cada comportamento, existe uma "intenção positiva" – um princípio importante para lidar com as "dúvidas". Um aspecto fundamental da abordagem da PNL para a negociação é a capacidade de ‘segmentar para cima’ para descobrir a ‘intenção positiva’ de nível mais elevado por trás das exigências específicas. Isso é conhecido na PNL como a identificação de "meta resultados" (os resultados de outros resultados). Encontrar meta resultados geralmente envolve a exploração de níveis lógicos mais elevados dos processos que estão na base das metas ou dos comportamentos específicos (ou seja, valores, crenças e questões de identidade). Como Albert Einstein observou: "Você não pode resolver um problema no mesmo nível de pensamento que o criou."

Reconhecer que as pessoas têm critérios diferentes (e diferentes hierarquias ou prioridades de critérios) é essencial para resolver conflitos e gerenciar a diversidade. A tentativa de alcançar soluções e acordos com os outros muitas vezes traz questões relacionadas aos critérios e as hierarquias dos critérios. Valores e critérios, por exemplo, desempenham um papel importante na persuasão e na motivação. Estabelecer critérios para atingir metas e avaliar o progresso é um aspecto essencial do planejamento, da tomada de decisão e da negociação,

Assim que as pessoas identificam e podem chegar a um acordo com valores ou critérios comuns, o resto da negociação normalmente envolve apenas resolver os detalhes. Isso habitualmente envolve esclarecer determinadas expressões de intenções, valores ou critérios específicos. "Equivalência de critérios" é o termo usado na PNL para descrever as evidências específicas e visíveis que definem se um critério ou valores determinados foram ou não cumpridos ou considerados.

Uma das mais importantes habilidades da PNL em relação à negociação eficiente envolve a capacidade de considerar múltiplas perspectivas assumindo diferentes ‘posições perceptivas’. Encontrar uma solução mutuamente aceitável entre várias partes, por exemplo, requer a capacidade de assumir a ‘segunda posição’ (considerar a situação a partir da perspectiva dos outros), bem como expressar os próprios desejos, dúvidas e preocupações da ‘primeira posição’ de  alguém.

O resultado desejado de qualquer negociação eficiente é identificar ou gerar soluções ou escolhas que satisfaçam ecologicamente, até certo ponto, as necessidades e os critérios de todas as partes envolvidas. Assim, a criatividade, a capacidade de identificar suposições e crenças potencialmente limitantes e as ferramentas cognitivas que ajudem a ampliar os mapas mentais dos indivíduos envolvidos na negociação, também são elementos essenciais do processo de negociação.

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