Intenção

Termo do Mês - Agosto de 2016

Na PNL se ouve muito sobre estabelecer intenções, e a razão disso é que quando se fixa a intenção, fixa-se também o foco. Talvez você encontre alguém e estabeleça a intenção de ter uma amizade longa com essa pessoa. Isso ditará o que pensa sobre ela e como se comportará diante dela. Em contrapartida, se você imediatamente decide que ficaria feliz se nunca mais a visse, essa intenção afeta seu relacionamento desde o primeiro dia.

Uma intenção não é algo tão específico quanto um objetivo; é sobre quem você é, uma forma de ser que diz muito sobre suas ações. Quando conduzimos sessões de treinamento ou coaching e estabelecemos nossas intenções, normalmente estas são conceitos bastante amplos, tais como "Vamos compartilhar conhecimento", "Vamos ouvir para oferecer apoio e desafiar de modo apropriado" ou "Seremos abertos a tudo que aconteça a nossos clientes". Com frequência é possível resumir a intenção em uma ou duas palavras, tais como "Esteja presente", "Compartilhe", "Ouça".

Intenções são uma forma poderosa de focar a atenção e aquietar a mente. Escreva a sua "palavra de ordem" em cor, em um cartão ou pedaço de papel onde possa ver e consultá-la facilmente. Tente escrever sua palavra na primeira página da sua agenda, no mural do escritório, no computador, na porta da geladeira ou no espelho do banheiro.

Do livro: Exercícios de Programação Neurolinguística para Leigos

Para informações mais completas use a pesquisa: Intenção

Termo do Mês - Agosto de 2016