Sucesso em Educação Física

Capa do Livro

Sucesso em Educação Física
Editora: Phorte
ISBN: 8586702080
Escrito por: Marcos Tadeu

De uns tempos para cá estão aparecendo livros de Programação Neurolinguística tratando de temas específicos. Quer dizer, em vez de obras genéricas, estão sendo lançadas obras sobre saúde, gerência, negócios, liderança, comunicação, educação, esportes etc., o que é muito bom, e reforça a posição de que a PNL, além de sua importância no campo da psicoterapia, tanto individual, como de família e organizacional, é uma "ferramenta" que proveu e promoveu, numa linguagem simples, pragmática, um modelo que, cada vez mais, atua com eficácia, nos diversos e complexos processo de crescimento e interação do ser humano.

O Golfinho tem examinado regularmente todos os lançamentos em língua portuguesa e em espanhol, com destaque, naturalmente, para os editados no Brasil. Resenhamos no mês de outubro último, o livro "Motivação Esportiva", Madras Editora, São Paulo, em que o autor britânico Ted Garratt demonstra, com muita autoridade, que a PNL é um belo instrumento para aumentar o nosso desempenho nos Esportes. Gilberto Cury, diretor da Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística, escreveu há tempos um artigo sobre isso na Folha de São Paulo, alertando que o grande trunfo de Larri Passos, técnico do tenista Gustavo Kuerten, o Guga, é a aplicação de PNL em/por seu pupilo.

Sucesso em Educação Física, de autoria do professor da FMU - Faculdade de Educação Física, Marcos Tadeu, "Practitioner" em PNL, lançamento da Phorte Editora, Guarulhos, São Paulo, parece ser a primeira obra de autor brasileiro que trata da aplicação da Programação Neurolinguística na Educação Física. Partindo da premissa básica de que a PNL elicia e reproduz (modela) as estratégias de sucesso de pessoas excelentes "no intuito de reproduzir também essa excelência", - no treinamento e nas aulas teóricas.

Marcos Tadeu é um pioneiro na aplicação didática da PNL na Educação Física. E consegue com objetividade, mostrar os caminhos introdutórios que permitirão aprimorar em muito a vivenciação criativa com PNL, por atletas ou não, da educação física e do atletismo no Brasil. Em seu texto desfilam especialistas em medicina desportiva como o Dr. Osmar de Oliveira, ao lado de autores famosos de PNL, como Lair Ribeiro, Anthony Robbins, Robert Dilts, Joseph O'Connor e John Seymour, Maria Amélia Vallim de Oliveira, e Daniel Goleman.

Há capítulos e segmentos que tratam da fisiologia, memórias musculares, relação corpo e mente, comunicação interpessoal, rapport, crenças e valores, flexibilidade, sucesso, sonhos, vontade, determinação, sempre com o enfoque e exemplos agregados à aplicação a PNL na educação física. Tudo isso e mais a bibliografia em 111 páginas.

Revisão feita por João Nicolau Carvalho - Professor Universitário, Trainer em PNL
Publicada no Golfinho nº71 - DEZ/2000

Para comprar: Livraria Cultura
Você pode tentar livros usados na Estante Virtual

Categoria: