Raízes Profundas

Capa do Livro

Raízes Profundas - Fundamentos da terapia e da hipnose de Milton Erickson
Título original: Taproots
Editora: Psy
ISBN: 8585480548
Escrito por: William Hudson O'Hanlon

Somente após a revisão do livro ATRAVESSANDO de Bandler e Grinder sobre a hipnose ericksoniana, fiquei curiosa por conhecer outros enfoques sobre o trabalho de Milton Erickson. Este livro, publicado no Brasil em 1994, foi indicado. A princípio estava um pouco desconfiada, confesso, por ser escrito por um psiquiatra. Este livro me trouxe interessantes revelações sobre Erickson, sobre sua pessoa, seus casos e muito outros aspectos, que talvez a praticidade de Bandler e Grinder não revelem.

Vários aspectos tornam este livro rico. Ao longo dele o autor preenche todas as suas explicações e teorias com relatos de casos, onde podemos saborear um pouco da genialidade de Erickson. Vamos também encontrando esparramados inúmeros pressupostos da PNL, como a flexibilidade, a observação sem alucinar, a crença nos recursos internos, a valorização do rapport.

O uso de metáforas, anedotas e o contar de histórias estão aqui apresentados, e embora os praticantes de PNL conheçam o seu uso e importância, vale a pena descobrir como Erickson os utilizava. Certamente não aprenderemos como realizar um transe com este livro, mas é possível enriquecer o nosso conhecimento e a nossa capacidade nesta área.

O último capítulo do livro nos traz dez sistematizações do trabalho de Erickson por diferentes autores. É interessante perceber como cada um deles descobre uma nova e diversa faceta do trabalho deste gênio.

Assim como eles podemos fazer nosso próprio e particular uso do legado de Erickson.

"...Milton Erickson trabalhava quase como um editor da experiência, da percepção e do comportamento humanos, cortando aqui, emendando ali. Desde as primeiras experiências com a hipnose, ele havia percebido quão maleáveis são os significados humanos."

Revisão feita por Márcia Hexsel Abichequer, médica nefrologista e Master Practitioner em PNL
Publicado no Informativo de PNL - O Golfinho número 31 de mai/jun/97

 

Para comprar: Livraria Cultura
Você pode tentar livros usados na Estante Virtual

Categoria: