Mudando para Melhor

Livro do Mês - Outubro de 2006

Capa do Livro

Mudando para melhor - Programação Neurolingüística e Espiritualidade

O Livro do Mês de Outubro de Golfinho, "Mudando para Melhor", foi escrito por um brasileiro: Kau Mascarenhas, um arquiteto, artista plástico, poeta, compositor e cantor, que vem se dedicando holisticamente à junção da Programação Neurolinguística com a espiritualidade.

O fato em si não gera nenhum ruído com a PNL, pois seus pressupostos, ecléticos e flexíveis permitem agregações de crenças e valores que auxiliam aprimorar a ecologia humana. Um marxista poderá encontrar na PNL ferramentas para torná-lo mais criativo, assim como um cristão, budista, maometano, encontrará na Programação Neurolinguística instrumentos que ampliarão sua espiritualidade.

Os fundadores da PNL, aliás, têm raízes religiosas diferentes, Richard Bandler é de origem judaica, enquanto que John Grinder nasceu e cresceu no seio de família católica.

Mas é em Robert Dilts nos EUA, em Salvador Carrión na Espanha, Alexa Mohl e Helmut Krusche na Alemanha, Carlos Fonseca e Luis Jorge Gonzalez no México, José Daniel Puche na Colômbia, Lucia de B. Bidart e Leoclides Marcon no Brasil, e tantos e tantos outros especialistas de PNL que, em obras e cursos, vimos à agregação, com o êxito, da Programação Neurolinguística com técnicas e visões espiritualistas, tanto de origens ocidentais quanto de orientais.

Kau Mascarenhas, em "Mudando para Melhor", edição da Alto Planos Editora, de Contagem, Minas Gerais, propõe, numa linguagem colorida, repleta de histórias, metáforas, exemplos, citações bíblicas e junguianas, de kardecismos, de Logoterapia e Gestat-terapia, de orientalismo, do candomblé, e de muita, mas muita PNL, gerar mudanças saudáveis, criativas, através de uma metodologia passo a passo, da conquista diária de pequenas mudanças que, encadeadas, transformam-se em grandes vitórias.

Obra de mais de duzentas páginas, dividida em oito partes, com ricos exemplos vividos pelo próprio autor e/ou de terceiros, com importantes exercícios didaticamente explicitados, ao leitor não se impõe determinado credo religioso, mas demonstra que nos enriquecemos como seres humanos quando agregamos espiritualidade à Programação Neurolinguística.

Por tudo isso, e por muito mais, Golfinho recomenda, com prazer, este livro escrito por um brasileiro da Bahia, como um sólido manual de mudanças com base na PNL e espiritualidade.

João Nicolau Carvalho professor universitário, Trainer em PNL, Coach certificado