Como Fazer as Pessoas Gostarem de Você à Primeira Vista

Livro do Mês - Abril de 2009

Capa do Livro

Golfinho tem publicado diversos artigos relativos a relacionamentos. Coincidentemente o artigo publicado neste Abril, de autoria de Reg Connolly, Como ter ótimos relacionamentos, como o próprio nome indica, trata de assunto inerente ao "Livro do Mês".

"Como fazer as pessoas gostarem de você à primeira vista", edição da Sextante, Rio de Janeiro, já em 4ª. Edição, somente agora foi descoberto por este Portal. Os editores brasileiros, com honrosas exceções, não colaboram muito na divulgação de seus produtos o que obriga Golfinho a manter uma pesquisa constante para que suas páginas de lançamentos de obras de PNL estejam sempre com novidades. E estão. Golfinho disponibiliza um catálogo formidável em sua seção "Livros" dividido por Título no Brasil, Autor, Título Original, Editora, além de classificar por assunto. Um trabalho de fôlego para facilitar a pesquisa do Leitor.

O presente "Livro do Mês" é de autoria de Nicholas Boothman, ex-fotógrafo de moda e publicidade, que resolveu estudar as formas como pessoas se conectam umas com as outras, investindo suas energias em cursos de Programação Neurolinguística, tornando-se aluno de Richard Bandler e Trainer em PNL. Atualmente dedica-se a palestras e seminários em muitas partes do mundo – e a escrever. Outra obra de sua autoria, lançamento de editora portuguesa, é "Como fazer alguém apaixonar-se por si".

"Como fazer as pessoas gostarem de você a primeira vista" é um livro de lúdica leitura. Em suas 134 páginas o leitor vai tomando conhecimento e se exercitando em estratégias de aprimorar o relacionamento. O autor registra que a evolução do ser humano, de suas conquistas, está diretamente vinculada à arte de se relacionar. E que o bom relacionamento, consigo próprio e com os outros, leva a uma vida mais longeva e criativa, gera mais segurança, oxigena a amorosidade, ressignifica a solidão – impregna nosso comportamento de solidariedade.

A obra está dividida em 10 capítulos. No primeiro relata o poder das pessoas e levanta algumas estratégias sobre a importância da simpatia, o bom uso do primeiro encontro. No segundo capítulo o assunto explorado tem como pano de fundo as primeiras impressões de/sobre alguém, ensinando o leitor a importância da atitude e da linguagem corporal, com destaque para o olhar. O exercício, proposto, o primeiro de uma série, há que ser vivenciado: a PNL é, antes de tudo, pressuposições e ferramentas – há que se testar.

O capítulo terceiro, "existe alguma coisa nessa pessoa que me agrada muito!" detalha o que é relacionamento natural, que é diverso do racional, que é diferente do intencional, mas que possuem raízes comuns. Lembra-nos, com muita propriedade, num mundo globalizado pelos novos meios de comunicação, que comunicação pessoal e técnicas de relacionamento são atividades interativas – você não pode aprender a fazer tudo sozinho. Ninguém é uma ilha isolada.

"A atitude é a coisa mais importante" é o título do próximo capítulo. Atitudes úteis e inúteis são exemplificadas. E um exercício de atitude, com técnica de linha de tempo, impregnará você de novas energias criativas. No quinto capítulo o autor lembra que nossas ações falam mais alto que as palavras. A linguagem corporal, que inclui postura, expressão e gesto, é responsável por mais da metade da reação dos outros, esclarece pnelisticamente Nicholas Boothman. Um exercício envolvendo palavras e entonação facilita nosso envolvimento.

O capítulo sexto trata de rapport, sintonia, sincronização. Você aprende, exercitando, que as pessoas gostam de gente parecida com elas. E o sétimo nos alerta que não basta conversar – é preciso ouvir também. No oitavo capítulo aprendemos a entender nossos sentidos: visual, auditivo, ou cinestésico? Há um teste para você levantar a maneira com que se sintoniza com o mundo. Com o capítulo nove você aprende a identificar as preferências visuais, as características principais e diversas e singulares dicas. Os olhos "falam". Exercícios formatados com esmero facilitam as vivenciações propostas.

O décimo e último capítulo junta as peças e você, leitor e praticante, estará apto a estabelecer novos e interessantes relacionamentos. Com você mesmo e com o mundo. Uma obra indispensável.

João Nicolau Carvalho, Trainer em PNL, Master em TLT