Aprenda a Liderar com Programação Neuro Lingüística

Livro do Mês - Maio de 2004

Capa do Livro

A Qualitymark Editora, Rio de Janeiro, (www.qualitymark.com.br) iniciou sua Série Neurolinguística com "Aprenda a Liderar com a Programação Neurolinguística", de autoria de Pierre Longin, um engenheiro francês com larga experiência em administração, direção de empresas multinacionais, psicologia, e com excelente formação em PNL, sendo conferencista muito prestigiado em toda a Europa. Aliás, a França, e também a Alemanha, a Grã-Bretanha, e a Espanha, têm disponibilizado obras de primeiríssima linha de PNL. De autores franceses nossos editores publicaram "Guia de PNL", de Alain Cayrol e Patrick Barrère, "Guia de PNL para sua Empresa", de Patrick Sary, ambos pela Record, Rio de Janeiro, e "Neurolingüística prática para o dia-a-dia", de Nelly Bidot e Bernard Morat, Nobel, São Paulo.

O livro que ora Golfinho apresenta como "Livro do Mês", além de abordar os principais aspectos da Programação Neurolinguística como instrumento de mudanças e de liderança, agrega, com muita eficácia, o modelo cerebral proposto por Paul D. Mac Lean, ou seja, de que somos um ser que possui três cérebros em um: o cérebro primitivo ou reptiliano, que compartilhamos com os peixes, as tartarugas marinhas, os répteis e vertebrados inferiores. Em nós, o cérebro primitivo corresponde basicamente ao tronco cerebral e à formação reticular, e governa, particularmente, a nossa agressividade e a reação de fuga ou luta diante de um perigo externo. O sistema límbico, que inclui o septo, a amídala, o hipocampo, centro das pulsões e das emoções. E, finalmente, o novo cérebro mamífero ou córtex, "o local do pensamento consciente, da elaboração de estruturas imaginárias e da invenção, do raciocínio, da intuição e da linguagem complexa específica do homem".

Aborda, também, e com muita propriedade, numa linguagem bastante acessível, as pesquisas da moderna neurobiologia, que levaram a concordância de que na maioria das pessoas, "o hemisfério esquerdo toma a iniciativa de tudo aquilo que é auditivo temporal", enquanto que o "hemisfério direito toma a iniciativa de tudo que é visual espacial".

E fazendo, também, uso dos criativos mapas mentais, de Tony Buzan, Pierre Longin vai demonstrando como a PNL é o instrumento ideal para o líder, o empresário, o "coach", aprimorar e/ou desenvolver capacidade de comunicação, de negociar, de lidar ecologicamente consigo mesmo e com os outros.

Nos ensina como criar imagens mentais, associadas e dissociadas e, como bom cientista, explica-nos como funciona a visão. Apresenta, de maneira inovadora, a utilização de âncoras: autoancoragem de estados internos e recursos, uso de âncoras para gerar emoções em outra pessoa, empilhamento de âncoras. "Estabelecer e atingir objetivos" é outro capítulo muito interessante. O autor está sempre a lembrar que os nossos objetivos devem ser ecológicos.

Buscando, quase sempre, fazer paralelo com outros esquemas existentes, para comparar com os de PNL, apresenta o esquema clássico da comunicação para, depois, desenvolver todo um processo de bem aplicar as ferramentas da Programação Neurolinguística. E aprendemos como encontrar a distância interpessoal, o espaço de conforto e o espaço de perigo, a sincronização postural e gestual, o estabelecimento de relação de confiança, a triagem da informação, aprofundamento de rapport.

Outro capítulo que também merece registro especial é o capítulo 8, que trata da linguagem verbal, pois explicita, com muita clareza, como a PNL, a partir das formulações de Noam Chomsky, trabalha com dois níveis de linguagem: uma estrutura profunda, e uma estrutura de superfície.

Dividido em cinco partes, -- "Desenvolver a sua Eficácia Pessoal", "Desenvolver a sua Abordagem Relacional", "Aprofundar e aumentar o Rapport", são as três primeiras, -- na quarta o leitor tomará contato com os metaprogramas de processamento e de avaliação, e na quinta parte, em aplicando em si próprio a quase centena de exercícios que o autor desenvolveu, aprenderá a melhorar o seu carisma, quer como negociador, quer como animador.

Há, também, anexos, respostas aos exercícios, um excelente glossário, e bibliografia, alguns dos títulos existentes em português, mas não registrado pelo editor brasileiro.

João Nicolau Carvalho professor universitário, Trainer em PNL, Coach certificado