PNL e a construção da confiança

Escrito por: 

Publicado em: 

qua, 08/05/2019

A PNL tem algumas técnicas de construção da confiança muito poderosas para desafiar as crenças perniciosas que podem nos impedir de nos tornarmos a pessoa verdadeiramente confiante que queremos ser. Todos nós podemos, quando quisermos, nos recordar e nos associar a sentimentos ruins. E com a prática, também podemos nos tornar capacitados a explorar os nossos estados mais criativos. Então, por que não instalar um pensamento habitual ligado a resultados bem-sucedidos?

A maioria das pessoas não permitiria que outra pessoa prejudicasse constantemente o seu melhor amigo sem fatos comprovados. No entanto, muitas vezes permitimos que o nosso crítico interno faça afirmações negativas sobre nós sem ser desafiado a comprovar os fatos? (Crenças negativas são aquelas que nos impedem de fazer / ser / ter o que queremos no futuro.)

Pesquisa realizada nos Estados Unidos sobre a promoção da autoestima das crianças indica que 80% delas entram na escola com uma autoestima elevada, mas, no momento em que saem, apenas 5% ainda se valorizam. Por que isso acontece?

O modelo de Abraham Maslow sobre a hierarquia de necessidades indica que uma das nossas necessidades humanas básicas é pertencer a uma "tribo", depois disso vem o reconhecimento, alguém para nos dizer: "Muito bom! Você fez isso realmente muito bem!" Infelizmente, parte do nosso processo de socialização, muitas vezes feito com a melhor das intenções pelos pais, professores, culturas e grupos a que pertencemos – pode levar parte da nossa autoestima

Nos cursos que ministramos sobre PNL e a construção da confiança, nós exploramos primeiro a nossa própria experiência de autoestima alta e baixa e, em seguida, colocamos alguma estrutura e significado às nossas experiências que podemos aplicar para reconstruir a confiança. 

Uma técnica poderosa de PNL consiste em ancorar um estado de confiança, recordando uma ocasião em que realizamos uma tarefa de forma extraordinária e recontando o que estávamos vendo, ouvindo, sentindo. As âncoras disparam associações ou memórias e podem nos colocar em um estado criativo ou em um sem recursos. Nós praticamos várias vezes imaginando sentir o estado de bem-estar e, no auge da experiência, ancoramos esse sentimento de modo que possamos recordá-lo à vontade sempre que quisermos ter confiança.

Elvis Presley ancorava estados engenhosos antes das suas apresentações. Um de seus assistentes de palco lembra: "Todas as noites, durante dez anos, eu vi o Elvis sair do seu camarim e, naquele momento, ele parecia uma pessoa comum.” Enquanto caminhava em direção ao palco, o seu corpo parecia crescer em estatura e em presença. No momento em que ele subia no palco, a sua presença havia se tornado uma divindade. Elvis tinha ancorado o seu estado positivo.

Ancore um estado positivo

Crie uma urgência e um entusiasmo sobre as coisas que você deseja alcançar. Imagine um estado desejado ou uma experiência futura tão vívida, clara e poderosa que tenha um efeito irresistível sobre você no presente e você seja atraído por ela.

  • “Veja” você mesmo ganhando aquele negócio, recebendo e usando uma medalha, estando na posição que você queria estar;
  • Você pode ouvir uma música que o faz se sentir bem e ancorar esse estado positivo. À medida que você entra em uma reunião onde você quer que os seus argumentos sejam ouvidos, ouça a música, amplifique o seu estado, sinta-se bem, imagine-se como o maestro orquestrando o restante do grupo. Use a técnica para aumentar o seu fator de bem-estar.

Imagine um futuro, um que seja tão atraente que já exista para você agora. Isso irá focar a sua mente e moldar o seu comportamento e motivação para realizá-lo.

Você já cria futuros atraentes

  • Quando você pega os folhetos numa agência e imagina as suas próximas férias;
  • Quando você imagina como se sentirá quando dominar uma nova habilidade;
  • Quando você ensaia o quão bem irá realizar a sua próxima apresentação sobre o assunto que você gosta.

Como ancorar um bom sentimento

Pense em um momento em que você fez algo realmente bem, volte no tempo e entre no seu corpo, "veja" o que vê, "sinta" o que sente, "ouça" o que ouve.

  • No pico dessa experiência, ancore o estado com um pequeno movimento ou um gesto que você possa reproduzir com facilidade;
  • Lembre-se frequentemente desse sentimento bom e leve-o para onde quer que você vá;
  • Pense em futuros atraentes quando você quer se motivar para se empenhar por algo que realmente deseja.

Todos nós podemos criar estados negativos com facilidade e acabarmos nos sentindo miseráveis e sem recursos. Tudo o que é necessário é alguém dizer: "Lembra daquele dia terrível em que aquela coisa horrível aconteceu?"...e podemos entrar em um estado hipnótico e preencher as lacunas à vontade. Então, por que não gastar um pouco de tempo praticando a criação de âncoras positivas e assegurando que as imagens que você lembra mais facilmente sejam aquelas que fazem você se sentir bem, confiante e que o apoiam em seus objetivos e desejos.

O artigo original "NLP and Confidence Building" encontra-se no site: http://www.positivehealth.com/articles/nlp/

Categoria: