Dez dicas para dominar o Google da ZH Digital de 26/09/2007

Quem olha o visual simples e despojado da página do Google não tem idéia de tudo que se pode fazer a partir da caixa de pesquisa. É só acrescentar alguns comandos às palavras que quer procurar e você terá desde uma calculadora até um buscador por formato de arquivos. Confira abaixo dicas para tirar melhor proveito da ferramenta de pesquisa mais popular da internet, que neste mês completa nove anos de funcionamento.

  1. Expressões
    Se quiser o termo exato, digite a expressão entre aspas, como, por exemplo, "ZH Digital". Ao colocar o sinal "+" entre as palavras, aparecerão os dois termos.
    ZH + Digital
  2. Para refinar o resultado
    Se você quiser pelo menos uma das palavras, para que apareça só "ZH" ou "Digital", é preciso usar "OR" ("ou", em inglês) entre as palavras. Ao usar o sinal "-" é possível filtrar o resultado da pesquisa. Mas é preciso grudar o sinal na palavra que deseja excluir.
  3. Em formato de arquivos
    Depois de digitar o termo desejado, especifique a extensão do arquivo (DOC, PDF, PPT, por exemplo) no qual tem interesse, usando o comando filetype.
    zerohora filetype:doc
  4. Nomes em domínios
    Para pesquisar palavras dentro de determinados tipos de domínios de web, digite o termo desejado seguido do comando "site:" e do tipo de domínio desejado.
    cinema site:blogspot.com
  5. Imagens
    Não é preciso mudar de página para pesquisar imagens. Basta digitar "pictures" depois da palavra.
    everest pictures
  6. Definições
    Definições de palavras podem ser obtidas com o comando "define:" antes da palavra que deseja conhecer.
    define: crenças
  7. Palavras em frases
    Uma boa dica é usar o asterisco "*" substituindo uma ou mais palavras em uma sentença.
    "segunda guerra mundial * 1945"
  8. URLs de sites
    Para buscar por URLs de sites, o comando é "inurl:" seguido da palavra desejada (tudo junto).
    inurl:golfinho
  9. Palavras em títulos
    Digite a palavra desejada depois do comando "intitle:" para localizá-la em títulos. Para nomes compostos, escreva o termo completo entre aspas.
    intitle:tecnologia
  10. Cálculos
    Você pode até realizar cálculos, usando sinais de + (para soma), * (multiplicação), ^ (potenciação) e / (divisão), entre outros.
    ((37-35) ^3) /2