Lidando com parentes difíceis durante as festas de fim de ano

Escrito por: 

Publicado em: 

qua, 29/11/2017

À medida que as festas do fim de ano se aproximam, muitos começam a sentir ansiedade ao se lembrarem das reuniões familiares. Se for apenas um ou dois parentes difíceis ou se você se indispôs com toda a sua família, os feriados podem provocar tanto ansiedade como expectativa.

A boa notícia é que, com uma preparação correta e algumas sutis mudanças na mente, você será capaz de desfrutar das festas sem toda aquela apreensão e nervosismo. Abaixo apresentamos o que você pode fazer para se preparar para uma comemoração incrível que fará você se sentir muito bem antes, durante e depois que a sua família se reunir, independentemente de como alguém se comportar.

Lembre-se que eles estão fazendo o melhor que podem

Seja a sua sogra ou aquele primo que você só vê uma vez por ano, todos nós temos alguém na nossa vida que ofende as pessoas sempre que abre a boca. Talvez ele esteja criticando a sua comida, seus filhos ou está sendo simplesmente grosseiro. Seja qual for o caso, isso deixa um gosto amargo na boca e pode estragar toda a nossa festa.

Quando esses "negativistas" começam a espalhar a negatividade, pode ser conveniente recordar que, na mente e com as percepções deles, eles estão fazendo realmente o melhor que podem. Embora, às vezes, isso seja difícil de lembrar, em algum lugar, em algum nível, eles têm uma boa intenção. Talvez não saibam como se comportar, talvez até pensem que, de alguma forma, estão sendo úteis. Seja qual for o caso, eles estão fazendo o melhor que podem.

Os julgamentos dele não são sobre você

Se você tem alguém na sua família que parece estar sempre lhe julgando, é importante lembrar que esses julgamentos são sobre ele, não sobre você. Ele provavelmente está julgando-o com base em algum parâmetro que se aplica a ele, baseado nas percepções e na história dele. Ele sente que tem o direito de estabelecer um juízo de valor sobre você. Mas ele está errado.

Por mais difícil que possa ser ter isso em mente, isso o levará a uma reunião mais agradável e descontraída. Se você for capaz de se lembrar disso, ficará menos irritado com as declarações. Os comentários sussurrados irão lhe oferecer a oportunidade de dar risadas pela limitada visão do mundo que ele tem. Reconheça que o julgamento dele simplesmente mostra que ele não lhe entendeu e nem as suas opções. E se ele preferiu não tentar lhe entender, então certamente o julgamento irá repercutir mais duramente nele do que em você.

Conhecer quem são

Todo mundo tem um diálogo acontecendo na sua cabeça. Na verdade, quando você começou a ler esse artigo, provavelmente um diálogo interno se iniciou imediatamente. Talvez o diálogo tenha sido sobre as comemorações do ano passado, ou talvez lamentações pelo encontro desse ano. Seja qual tenha sido o diálogo, ele se iniciou imediatamente após a menção do próximo final de ano.

Se você for capaz de conhecer o diálogo que está ocorrendo na mente dos seus parentes, você terá uma comunicação mais fácil. Muitos dos nossos erros de comunicação ocorrem porque nós achamos que sabemos o que as outras pessoas estão pensando. Não é isso o que eu quero dizer. O que eu quero dizer é que devemos conhecer quem é essa pessoa... se é a sua sogra, então lembre-se, você está falando com alguém que ama o(a) filho(a) e só quer saber se ele(a) está sendo bem cuidado(a). Isso é conhecer quem são.

Perdoar aqueles que precisam

As famílias são redes de relacionamento complexas. Se a sua família for daquelas com laços de sangue ou por escolha, ou as duas, muitas vezes ela expõe relacionamentos complicados. Frequentemente existe mágoa ou tristeza não resolvida entre os parentes. Afastados ou próximos, os parentes podem criar algumas situações realmente desconfortáveis.

Faça um favor a si mesmo e os perdoe. Eu não estou dizendo que esqueça o que aconteceu. Simplesmente estou sugerindo que você se dê permissão para deixar que a mágoa e as emoções saiam da memória. Provavelmente eles nem perceberão que você ainda está irritado. E se perceberem, isso não está os prejudicando tanto quanto a você. Uma vez que você se permite perdoar, permita-se o dom da paz.

Definindo sua intenção com expectativas realistas

Uma das maiores razões para festas desagradáveis são as decepções ou as expectativas não realizadas. Nós todos vamos a reuniões familiares com algumas expectativas, a esperança de passar bons momentos com a família e criar as memórias. É aí, que quando as coisas não saem exatamente como o planejado que tendemos a terminar infelizes e desejando um final de ano diferente.

Quando você estiver começando a reunir as coisas para as festas de final do ano, também reserve algum tempo para você se preparar. Lembre-se de pensar sobre como foram as festas do ano passado. Quais foram as desavenças e os sucessos. Com o que você ficou desapontado e querendo mais? Essas são as áreas das suas expectativas que você pode ajustar esse ano. Defina suas expectativas com base nas suas experiências passadas e estará mais propenso a obter o resultado que você está esperando.

Crie estratégias para escapar das conversas

Nada é pior do que ficar preso falando com alguém que você não se dá bem. Quando você for para a reunião familiar de fim do ano, ou quando elas vierem até você, certifique-se de ter pronta a sua estratégia de escape. Não espere fazer nada melhor do que normalmente faria caso se sinta preso numa conversa. As conversas desconfortáveis no fim de ano não são diferentes.

Vá preparado. Esteja pronto para esse momento constrangedor quando estiver na hora de se retirar da conversa. Tenha as suas desculpas já prontas para que você não entre em pânico tentando pensar em alguma coisa na hora. Encontre alguém com quem você tenha liberdade de falar e educadamente desculpe-se por "pegá-lo" para ajudá-lo a treinar. O que você realmente quer é ter uma maneira elegante para abandonar a conversa com tranquilidade. Lembre-se, a outra pessoa também pode estar se sentindo desconfortável, nunca se sabe. Ter uma maneira elegante e educada de escapar de uma conversa vai poupar constrangimentos e sentimentos feridos aos dois.

Prepare a sua família para ofensas inesperadas

Talvez a parte mais difícil de compartilhar nas festas de fim de ano com os membros provocadores da família é o efeito não intencional que eles têm sobre os desavisados familiares. Embora, nesse momento, as peculiaridades dos membros da sua família possam parecer apenas mais um item da decoração, seu cônjuge desavisado ou os filhos otimistas podem não entender o que está acontecendo quando a amada avó deles ou o tio-avô disserem coisas ofensivas para a mãe ou o pai.

Visto que provavelmente você não é capaz de controlar como os seus parentes se comportam, é um momento fantástico para ensinar à sua família a valiosa lição de que eles não podem controlar como os outros agem, eles só podem controlar como reagem. Proteja-se de ser magoado, dando-se conta de que as ofensas não são pessoais, e ensine à sua família, como e quando se faz uma retirada com toda elegância.

De posse dessas ferramentas, você será capaz de controlar melhor como experimenta os encontros de fim de ano. Embora essas ferramentas não garantam que as coisas irão transcorrer sem sobressaltos, elas aumentam a probabilidade de que você tenha uma experiência melhor do que o habitual e, por conseguinte, uma memória melhor das festas desse ano.

Se você tem situações particularmente desafiadoras para lidar com as festas de final de ano, ou com parentes magoados ou ofensivos, a melhor escolha ainda pode ser manter distância. Embora isso possa ser difícil de fazer, às vezes a melhor coisa que você pode fazer é ficar longe das situações potencialmente difíceis. Se você sentir que isso é o melhor, então está certo se permitir em optar por não participar do encontro de final de ano. Fique em casa ou faça outra coisa naquele dia. Permita-se tomar a decisão que você sabe que é a melhor para você.

O artigo original "Handling Difficult Relatives During the Holidays" encontra-se no site www.nlpco.com

Categoria: