Fazer planos durante os tempos de incerteza

Escrito por: 

Publicado em: 

qua, 13/05/2020

Vivemos em tempos de incertezas. Na verdade, nós vivemos com o mito da certeza até que as coisas mudem. As coisas nunca estão realmente certas, mas é fácil viver como elas estão.

Quando grandes perturbações acontecem, somos surpreendidos pela sensação de que perdemos o controle – um controle que realmente nunca tivemos. Podemos ter certeza de que haverá incerteza e podemos planejá-la.

Ao planejarmos a incerteza, podemos ser mais flexíveis em nossas práticas e serviços de negócios, percebendo que não estaremos em uma escalada progressiva em nossa curva de sucesso nos negócios. Encontraremos surtos de altos e baixos. Se tivermos altos e planejamos o suficiente para os baixos, podemos obter sucesso em nossos negócios.

Fazer planos em tempos incertos nos dá uma imagem positiva do futuro.

Viveremos neste futuro até que ele mude. Por exemplo, eu estava ansiosa para visitar a minha família em abril nos Estados Unidos. Comprei a minha passagem e a minha filha as das crianças. Eu estava planejando ir a Gettysburg e Filadélfia.

Comecei a ler, de novo, o livro Killer Angels* para entrar no espírito da guerra pela independência antes de ir para Gettysburg. Como a família está se mudando em junho, seria a minha última viagem à costa leste para visitar locais históricos.

Os planos da viagem foram alterados. Eu não estaria voando, o que me deixou uma imagem em branco no meu futuro. Era como se uma imagem colorida fosse alterada para uma negativa. Também me senti insegura sobre os próximos eventos de lançamento e autógrafos do meu novo livro. Parecia que a cor tinha desbotado e a imagem agora era só preto e branco.

Sem planos para o futuro, a minha motivação foi diminuindo lentamente enquanto eu trabalhava em casa no meu negócio de coaching e redação. Decidi que estava na hora de fazer planos para viajar e me preparar para os eventos de lançamento do livro. Enquanto me empolgava com os meus planos, uma onda de decepção passou por mim. Talvez nada disso aconteça.

Percebi que os planos nunca estarão certos.

Sempre haverá algo que pode mudar os planos futuros. A diferença é que temos um nome para a nossa atual incerteza. É uma pandemia, um coronavírus. Tivemos diferentes cepas do vírus no passado, mas elas não afetaram todos em todas as partes de suas vidas e negócios, como esse.

Ouvimos previsões terríveis no noticiário todos os dias. Mesmo quando ignoramos as notícias e pesquisamos na internet ou relaxamos com um programa na televisão, existe a incerteza – a certeza de que não sabemos o que poderemos fazer daqui a um mês. Sentimos uma nova incerteza, embora nunca tenhamos sido capazes de prever o futuro. No passado, nós achávamos que podíamos.

Podemos facilmente nos sentir sobrecarregadas com informações contraditórias quando tomamos decisões em tempos incertos. O planejamento para o futuro envolve peneirar rapidamente uma grande quantidade de informações. Como diz H.B.Gelatt, "A tomada de decisão é o processo de organizar e reorganizar as informações em uma escolha ou ação".

Em tempos de incerteza, precisamos tomar as melhores decisões possíveis com as informações que temos e seguir em frente com otimismo.

No exemplo da minha viagem, decidi seguir em frente e fazer alguns planos flexíveis, apesar da incerteza conhecida: cancelei a minha passagem e reservei uma no outono em uma companhia aérea que permite alterações sem penalidade. Eu voarei no outono? Eu não sei. O lançamento do livro acontecerá no próximo mês? Também não sei.

Mas, mesmo em tempos de incerteza, fazer planos pode fornecer energia e motivação para continuar trabalhando e desenvolvendo as habilidades que queremos usar. Podemos continuar aprendendo, compartilhando e ampliando as nossas conexões sempre que possível. A incerteza é uma parte da vida. É possível fazer as coisas acontecerem mesmo quando temos incerteza sobre o futuro.

O que podemos fazer agora?

• Reduza o estresse para melhorar a sua tomada de decisão. Deixe de fora o drama e atenha-se aos fatos.

• Veja as suas opções. Faça a sua pesquisa. Pergunte aos outros envolvidos.

• Faça planos flexíveis, como reservas que podem ser alteradas com baixo risco.

• Pense onde você quer que a sua empresa esteja daqui a um ano e comece a dar pequenos passos em direção a esse futuro.

Nós como uma cultura, começamos a esperar incertezas, o nosso mundo de trabalho e a maneira como fazemos negócios mudarão, e assim não seremos surpreendidos. O nosso mundo sempre esteve mudando, mas, como temos a liberdade de viajar, viver em comunidades próximas e a tecnologia para obter mais informações do que podemos absorver, experimentaremos mudanças com mais frequência. Vamos planejar para isso.

Podemos nos sentir otimistas em tempos de incerteza.

Por exemplo, conversei recentemente com a proprietária de uma pequena empresa. Ela está planejando o evento do nosso livro para abril, sabendo que estes planos podem mudar. Estamos otimistas, compartilhando o evento, mantendo o negócio dela na mente dos clientes.

Independentemente do que acontecer com o nosso evento, podemos continuar apoiando os negócios e aumentar a visibilidade de nossos produtos e serviços.

Como podemos planejar a mudança?

• Espere mudanças.

• Crie flexibilidade na maneira como faz os negócios.

• Crie atividades e recursos online e virtuais.

• Tenha produtos reutilizáveis à mão para uso regular e em tempos de crise.

• Planeje o futuro que você quer para o seu negócio.

Nunca deixe para amanhã aquilo que você pode fazer hoje.

A famosa citação de Benjamin Franklin é tão verdadeira para os nossos tempos de mudança quanto o foi no tempo volátil da história. Dentro da estrutura das diretrizes de segurança e do quanto podemos assumir, podemos evitar a procrastinação e continuar fazendo o trabalho pelo qual somos apaixonados.

Alguns de vocês estão lutando pela vida e pelo seu trabalho durante esses tempos extremamente incertos. Existem Coaches de Vida e de Carreira, como eu, que têm habilidades e estratégias para ajudá-lo a superar o estresse enquanto faz planos e toma decisões.

Referências

Gelatt, H.B. (1989) Positive Uncertainty: A New Decision-Making Framework for Counseling,

Journal of Counseling Psychology, 1989, Vol. 36, No. 2, 252-256.
http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.337.4511&rep=rep1&type=pdf.

Brainyquote https://www.brainyquote.com/quotes/benjamin_franklin_151632.

*The Killer Angels conta a história da Batalha de Gettysburg. Em 1º de julho de 1863, o Exército da Virgínia do Norte, ou Exército Confederado, e o Exército do Potomac, ou Exército da União, travaram a maior batalha da Guerra Civil Americana. Quando a batalha terminou, 51.000 homens estavam mortos, feridos ou desaparecidos.

O artigo original "Make Plans During Uncertain Times" encontra-se no site: inlpcenter.org
 

Categoria: