A tarefa dos terapeutas, nos dias de hoje, é aprender terapia com o mesmo cuidado com que aprenderiam a dirigir um carro. Não se faz a formação terapêutica por meio de discussões filosóficas sobre a natureza humana, mas aprendem-se, na prática, técnicas de entrevista e técnicas terapêuticas para a variedade de clientes que procuram auxílio.
No momento em que ultrapassamos os cem anos da psicoterapia, a tecnologia de que dispomos para a observação e o registro das sessões terapêuticas envolve fitas de áudio e vídeo, bem como o vidro-espelho. Professores e terapeutas já estão livres da armadilha provocada pela adoção de um único método terapêutico ou das enlouquecedoras categorias diagnósticas, estando agora livres para inovar.
Em Aprendendo e ensinando terapia, Jay Haley utiliza toda a sua bem-sucedida experiência para ensinar, de forma útil e criativa, como fazer uma pergunta ou um comentário, como dar uma diretiva, como determinar quem deverá comparecer às entrevistas e como planejar a estratégia de cada caso.
Você pode encontrar livros usados na Estante Virtual