Volta à página inicial

18 anos
13.219.467
visitantes únicos, veja...

RSS (Really Simple Syndication) RSS (Really Simple Syndication) Golfinho - o portal da PNL no Brasil
www.pnlbrasil.com.br    www.golfinho.com.br    www.pnl-golfinho.com.br

O que é PNL
Definição, livros e artigos para iniciantes

    Inicial
    Artigos PNL
    Livros PNL
    Cursos PNL
    Centros de PNL
    Profissionais
    Diversos
    Livros do Mês
    Filmes e PNL
    Exercícios
    * Divulgar
    Links
    PNL Escola
    Golfinho
    Impresso
    Golfinhos
    Dicas
    Biografias
    Download
    Congressos
    CDs e DVDs
    Contatos
    Cadastre-se
    Tradução PNL
    Glossário PNL
    Novidades
    Entrevistas
      e Teses

    Pesquisar
Supor que você saiba A Resposta pode limitá-lo - Artigo PNL

Supor que você saiba A Resposta pode limitá-lo

Roger Ellerton, PhD

Em algum momento, consciente ou inconscientemente, todos nós já exploramos perguntas do tipo: Quem sou eu? O que é possível para mim? Como eu me adapto nisso? E reunimos informações até ter o que nós percebemos ser A Resposta e então, vivemos a nossa vida a partir dessa perspectiva, raramente conferindo para ver se existem outras respostas possíveis e não levando em conta qualquer informação contrária. Não? Nunca fez isso? Então pense nas vezes em que decidiu votar num político ou numa agenda política (por exemplo, mudança do clima), onde você assumiu um ponto de vista e o defendeu mesmo em face de uma esmagadora informação contraditória. Ou talvez você saiba como chegar a um determinado destino. Apesar da rota que você utiliza ser um pouco longe do caminho, você, no final, chega lá. E quando alguém aponta para uma rota mais curta, você não justifica a sua com alguma desculpa meio fraca?

Algumas pessoas chegam a conclusões ou À Resposta na mais frágil das evidências, enquanto outras estudam e reúnem informações por algum tempo e, então, ‘bloqueiam’ a sua resposta. Em ambos os casos, uma vez determinada a resposta, muitas pessoas param de procurar mais informação. Elas ‘fecham as suas mentes’.

Vamos explorar algumas áreas onde você pode surgir com A Resposta que, de alguma maneira, limita o que é possível. E com os seus familiares – sua esposa, filhos, pais – você fez julgamentos sobre eles ou os colocou numa caixa que os limita ou limita a sua interação com eles? Você está relutante em explorar ou considerar informações contrárias? E com os seus colegas de trabalho, seu chefe, clientes ou vizinhos, você fez a mesma coisa? E depois, lógico, tem você.

Que decisões você tomou sobre você mesmo que limita o que é possível para você? Por exemplo, eu não tenho suficiente educação, nunca vou atingir alguma coisa, não posso falar em público, o mundo é um lugar terrível, tenho a idade errada, sexo, grupo étnico, nunca serei um bom pai, e por aí vai a lista. E logo que você tiver o que você percebe ser A Resposta, quantas vezes você só aceita a informação que valida a sua resposta e descarta a informação que é contrária a essas novas decisões ou crenças.

Atue na informação que você tem e mantenha a pergunta em aberto enquanto explora informações novas e, talvez contraditórias, que indicam que você é mais do que você mesmo acredita. Esse é o caminho para a descoberta e o crescimento pessoal.

Travar A Resposta e não ficar aberto a outras possibilidades é mais comum do que você pode imaginar. Isso também acontece com empresas bem conhecidas. Por exemplo, quantas dessas empresas a seguir você reconhece? Rolls Royce, Bentley, Studebaker, Desoto, American Motors Corporation, RCA, Westinghouse, Sunbeam, Compaq, Atari, Burroughs, Digital Equipment, Wang Labs, Facit AB, WordPerfect, Sound Warehouse, K-mart, Montgomery Ward, Libbey Owens Ford, Braniff, Pan Am, Eastern Airlines. Elas são empresas bem conhecidas que pensavam que sabiam A Resposta e fecharam ou foram adquiridas por outras empresas porque elas não levaram em conta as novas informações nem se mantiveram atualizadas com as tendências que surgiram.

Da mesma forma que as empresas têm que se reinventar para se adaptarem no ambiente em transformação dos negócios, também cada um de nós precisa se reinventar para satisfazer as necessidades de mudança no trabalho, nas nossas relações, nas nossas famílias e na nossa comunidade. E, como as empresas, nós podemos nos tornar emocionalmente quebrados, nos sentir como se, de alguma forma, não existíssemos mais, que estamos sendo controlados pelos outros e perdemos nossa função ou o senso de direção, simplesmente porque nós nos fechamos no que tínhamos percebido ser A Resposta.

Trabalhe rumo a um futuro saudável e atrativo, permanecendo aberto para explorar novas e, algumas vezes, contraditórias ideias.

Roger Ellerton, PhD é um consultor certificado de PNL, coach, consultor certificado de administração e fundador e sócio gerente da Renewal Technologies. O artigo acima é baseado no seu livro "Live Your Dreams Let Reality Catch Up: NLP and Common Sense for Coaches, Managers and You".

O artigo acima foi traduzido na íntegra do original sob o título "Assuming You Know THE Answer Can Limit You" que se encontra no site da Renewal Technologies.

Copyright © 2008, Renewal Technologies Inc. All rights reserved.

Tradução JVF, direitos da tradução reservados.

Sociedade Brasileira de PNL
Actius, consultoria, Desenvolvimento e Liderança
INAp
PAHC
CDP - Leoclides Marcon
INEXH
Instituto de Thalentos
Sociedade Internacional de PNL by Claudio Lara
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO POTENCIAL HUMANO
Mundo das Metáforas
Metas e Objetivos
e-mail enviando comentário site do GOLFINHO
Obrigado!
Volte sempre.

volta à página onde você estava volta página inicial
Esta página é produzida e mantida pela Equipe do Golfinho Webdesign
Hospedado por: LOCAWEB

Google Facebook