Volta à página inicial

18 anos
13.219.467
visitantes únicos, veja...

RSS (Really Simple Syndication) RSS (Really Simple Syndication) Golfinho - o portal da PNL no Brasil
www.pnlbrasil.com.br    www.golfinho.com.br    www.pnl-golfinho.com.br

O que é PNL
Definição, livros e artigos para iniciantes

    Inicial
    Artigos PNL
    Livros PNL
    Cursos PNL
    Centros de PNL
    Profissionais
    Diversos
    Livros do Mês
    Filmes e PNL
    Exercícios
    * Divulgar
    Links
    PNL Escola
    Golfinho
    Impresso
    Golfinhos
    Dicas
    Biografias
    Download
    Congressos
    CDs e DVDs
    Contatos
    Cadastre-se
    Tradução PNL
    Glossário PNL
    Novidades
    Entrevistas
      e Teses

    Pesquisar
Artigo PNL: O que é PNL? Como explicar a PNL para os outros
O que é PNL? Como explicar a PNL para os outros

Jonathan Altfeld

Volta e meia, eu reviso alguns dos recados que coloquei em vários grupos de discussão, e depois de lê-los, decido se são suficientemente bons para um público maior.

Frequentemente me fazem a pergunta mais básica da PNL, e não apenas por parte de pessoas completamente novatas em PNL, mas também de practitioners e outros.

O que é PNL?

Quando esta pergunta é feita por pessoas que tiveram algum treinamento ou experiência em PNL, não é que elas não saibam ou não tem a noção geral do que é a PNL para elas; é que, às vezes, elas simplesmente experimentam um desafio quando tentam explicar a PNL para os não iniciados.

Eu entendo bem o desafio. Eu mesmo já o encarei, e nem sempre com sucesso. Então, se este artigo ajudar qualquer um de vocês a compartilhar mais sucintamente com os outros o que interessa a você, de um modo que não os faça correr (!), então eu estarei satisfeito e o artigo terá atingido o seu objetivo. Portanto sinta-se a vontade para compartilhar meus comentários com alguém que ‘não entende’ o seu interesse na PNL. Pode ajudar a lançar alguma luz sobre as suas razões para a busca de conhecimento e habilidades da PNL.

Tente enviar isto para um dos seus amigos cépticos.

Eu acredito que a PNL é um daqueles temas onde, quanto mais você aprende, mais você aprende que existe mais para aprender. É um tipo de assunto, de certa maneira, inesgotável.

Assim, se você acabar decidindo que quer aprender um pouco de PNL, tenha sempre mente os seus objetivos desejados – deixe-os serem o seu guia em relação a quanto de PNL você aprende e quanto você descarta ou ignora, e/ou que cursos ou materiais explorar e o que deixar de lado. Ninguém precisa aprender tudo sobre a PNL, e a maioria das pessoas só precisa fazer escolhas criteriosas de quem aprender a partir da fartura existente no mercado de trainers e profissionais. Sempre use os seus próprios objetivos desejados como critério de excelência. Depois obtenha múltiplas opiniões de como melhor satisfazer esses critérios. Todo mundo é tendencioso, de modo que procure reunir muitas opiniões.

A PNL é na sua essência um método para reproduzir a excelência. Excelência em resultados, na metodologia e na cognição humana. Obviamente, se a PNL é o que dizem muitos proponentes (inclusive eu) que é o melhor método para aprender mais ligeiro do que qualquer outro método que está por aí... então... é fácil dizer "Tudo é PNL." Que é tanto verdade como falso.

Exemplo - Se você fosse um jogador excepcional de bilhar, eu poderia usar a PNL para modelar o que você faz, como faz e reproduzir significativamente os seus resultados muito mais rápido do que o tempo que você levou para atingir o seu nível de grandeza. Ou seja, se eu tivesse tempo disponível para me dedicar a isso, e se eu tivesse acesso irrestrito para assistir você jogando, entrevistá-lo de uma maneira especial e, depois, você também me ajudar no meu processo de refinamento (feedback) ... então eu poderia, de modo concebível, levar um ano, ou talvez até menos, para atingir o que você demorou uma década para alcançar. (Sim, é sério.) E depois, eu poderia estar até melhor habilitado do que você, para ensinar o seu nível de excelência, uma vez que eu tivesse reproduzido os seus resultados. Poderia então potencialmente reunir as observações sobre as suas habilidades (e otimizações para a sua lógica) que você não poderia e nem jamais teria concluído por conta própria e aí, a minha versão da sua habilidade, teria se tornado, sem dúvida, uma habilidade baseada na PNL.

Isso mencionado... ao longo do tempo, esse processo de modelagem produziu resultados que - embora sejam mais "resultados" da PNL - foram incluídos no conjunto de habilidades de PNL. Muitas vezes, eles são confundidos com a própria PNL, quando originalmente poderiam ter sido apenas resultados do uso da PNL.

A maioria concordaria que essas várias habilidades da PNL incluem:

  • Melhor capacidade de persuasão.

  • A capacidade para confortar rapidamente as pessoas e fazê-las pensar que elas o conhecem (e que você as conhece) – pelas razões certas.

  • A capacidade de induzir o transe e despertar a imaginação e, mais facilmente, apertar os pontos emocionais sensíveis.

  • A capacidade de entender melhor como as pessoas se comportam e o porquê.

  • A capacidade de influenciar as pessoas usando as estratégias de decisão delas e seus próprios valores.

  • ...e muito mais.

    Eu estou deixando de fora vastas áreas que a PNL abrange, mas assinalei alguns pontos visto que muitos de vocês provavelmente já tiveram pelo menos algum treinamento de PNL. Isso foi mostrado intencionalmente como uma lista incompleta de habilidades e benefícios.

    Quanto às letras, PNL é Programação Neurolinguística. É o uso mais efetivo da linguagem para influenciar/’programar’ (ou redirecionar) nossas próprias mentes e a dos outros.

    E programação, por si só, não significa "controle da mente", mas como influenciar a mente para autodesenvolvimento (e outros propósitos, como negócios ou influência social, etc.).

    A PNL originou-se no início dos anos 70 a partir do desenvolvimento desse processo básico de "modelagem cognitiva", e usando-o para modelar as habilidades de diversos especialistas em mudanças rápidas dos campos da linguística, da psicologia gestalt, da hipnoterapia, etc. Assim, os primeiros esforços da PNL foram direcionados para a mudança terapêutica rápida. Mas desde os primeiros dias, a PNL também se expandiu rapidamente para outros domínios de expertise (perícia).

    Além disso, a maioria concorda que a PNL é feita melhor "pessoalmente", com a consciência mais elevada dos efeitos específicos que certas técnicas verbais irão gerar, para não mencionar como certas qualidades da voz se tornam de extrema importância, sem falar como as várias habilidades de linguagem corporal podem amplificar (e acelerar) os resultados que obtemos na comunicação. Assim, a PNL é aprendida melhor pessoalmente de um ou de mais trainers de qualidade (ou mentores). Aprender o que pode ser descrito como um esporte de "corpo inteiro" de um livro é... impraticável. Os livros são grandes suplementos para um treinamento eficaz, mas não são bons substitutos.

    Os céticos ou os cínicos irão descrever a minha afirmação como uma tática financeira vinda de uma fonte tendenciosa apenas para conseguir mais alunos. Mas qualquer um que teve uma formação de alta qualidade em PNL pode diferenciar, em questão de segundos, os aprendizes de livro dos penelistas bem treinados, seja pelos resultados que eles nem conseguem identificar que estão causando, seja depois de observar o comportamento inadequado e escutar a linguagem inábil deles.

    O que é PNL? Obviamente, para cada um de nós, é o que nós fazemos com ela.

    Espero que o artigo acima ajude. É difícil abranger a PNL "em poucas palavras" pelas razões que espero ter explicado acima.

    Jonathan Altfeld é Trainer de PNL, coach pessoal e de empresas.

    O artigo original, em inglês, "What is NLP? Here's how to explain NLP to others" está no site da Jonathan Altfeld

    Tradução JVF, direitos da tradução reservados.
    Estamos utilizando as mudanças ortográficas nos artigos novos.

  • Sociedade Brasileira de PNL
    Actius, consultoria, Desenvolvimento e Liderança
    INAp
    PAHC
    CDP - Leoclides Marcon
    INEXH
    Instituto de Thalentos
    Sociedade Internacional de PNL by Claudio Lara
    INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO POTENCIAL HUMANO
    Mundo das Metáforas
    Metas e Objetivos
    e-mail enviando comentário site do GOLFINHO
    Obrigado!
    Volte sempre.

    volta à página onde você estava volta página inicial
    Esta página é produzida e mantida pela Equipe do Golfinho Webdesign
    Hospedado por: LOCAWEB

    Google Facebook