Volta à página inicial

18 anos
13.219.467
visitantes únicos, veja...

RSS (Really Simple Syndication) RSS (Really Simple Syndication) Golfinho - o portal da PNL no Brasil
www.pnlbrasil.com.br    www.golfinho.com.br    www.pnl-golfinho.com.br

O que é PNL
Definição, livros e artigos para iniciantes

    Inicial
    Artigos PNL
    Livros PNL
    Cursos PNL
    Centros de PNL
    Profissionais
    Diversos
    Livros do Mês
    Filmes e PNL
    Exercícios
    * Divulgar
    Links
    PNL Escola
    Golfinho
    Impresso
    Golfinhos
    Dicas
    Biografias
    Download
    Congressos
    CDs e DVDs
    Contatos
    Cadastre-se
    Tradução PNL
    Glossário PNL
    Novidades
    Entrevistas
      e Teses

    Pesquisar
Artigo sobre DHE™

Este artigo, que é "copyrighted", está aqui reproduzido com a permissão da autora Carolyn Sikes do IDEA Seminars dos EUA. (mais informações abaixo)

DESIGN HUMAN ENGINEERING - DHE™

Carolyn Sikes*

Engenharia de Planejamento Humano

É uma forma de organizar o já sabido em PNL enquanto se vai mais além. Aceita o princípio de solucionar problemas, próprio da PNL, mas seu propósito primário é obter mudanças verdadeiramente evolutivas ou generativas. Simplifica os modelos da PNL fornecendo uma compreensão básica de como eles inter-operam. Em outras palavras, propicia uma abordagem holística das mudanças no estilo de vida, ao invés de mudanças remediais ou soluções específicas. Enquanto muito do treinamento em PNL separa as diferentes ferramentas, o treinamento em DHE™ envolve toda a caixa de ferramentas e ensina como cada um dos modelos opera independentemente e em conjunto. O estudante de DHE™ aprende a usar algo denominado Design Perceptual Grid ( Grade de Planejamento Perceptual ). Essa grade propicia uma forma de organizar mentalmente todos os métodos de PNL em forma total. Por exemplo, como estão organizados os sonhos, esperanças e planos dentro de uma experiência pessoal? Estão de tal forma arranjados que possam tornar-se reais, ou estão somente no âmbito de esperanças e sonhos? O que precisa ser feito, no trabalho de mudança ou no treinamento organizacional, é alinhar as esperanças e sonhos da pessoa com suas linhas de tempo. E fazê-lo de tal modo que seja prático e útil. A pessoa não precisará "trabalhar a linha do tempo" cada vez que planejar o futuro. Precisa uma forma de intermesclar suas esperanças e sonhos, com a linha do tempo, de modo que o processo fique automático. Assim, quando um sonho se concretiza... o processo automático é ativado para manter a pessoa movendo-se numa direção pré-definida. A DHE™ ensina formas revolucionárias de planejar e fabricar esses processos automáticos. O principal propósito do treinamento em DHE™ é estabelecer direções, em vez de estabelecer objetivos. A direção possibilita que o indivíduo delineie objetivos enquanto movimenta-se para obter bem-estar geral. Ao organizar direção, e não objetivos, toda a orientação pessoal muda de forma ecológica, orientando o foco para o positivo (não no negativo). Cada pessoa se torna o planejador e arquiteto de si mesmo. Não é mais necessário garimpar recursos e re-estruturar episódios traumáticos do passado. Em vez disso, a concentração está em planejar (designing) e instalar tudo que a pessoa necessita para obter o que quer. O processo de instalação cria novas redes neurais cerebrais que organizam e controlam os comportamentos automáticos.

Planejamento preciso e cuidadoso de Recursos, Crenças, Valores, Metaprogramas, e Estratégias é o fator crítico ao criar direção e movimento dentro do indivíduo. Usa-se o processo de arquivo natural do cérebro para instalar a informação, do mesmo modo que o cérebro aprende um novo número telefônico. O número velho não é apagado. Mas, ao aprender a nova seqüência, deixa de usar o velho número; o mecanismo automático re-orienta para o novo.

Ao contrário do treino em PNL, em DHE™, começa-se pelo sistema cinestésico, construindo-se novos e poderosos estados e sensações. Demasiado treinamento de PNL no passado baseava-se no sistema visual. Em DHE™ instala-se dentro da mente dispositivos, semelhantes a máquinas, que criam novos estados (alguns jamais experimentados antes) convertendo-os depois em visuais. O sistema representacional pior compreendido é o auditivo. A DHE™ fornece uma forma de dirigir a própria evolução, ensinando a incrementar massivamente o sistema auditivo. No passado mudava-se uma voz queixosa baixando o volume ou transformando-a na de Mickey (ou Donald). Na DHE™ cria-se e instala-se som holográfico, tridimensional (surrounding) necessário para mudanças motivacionais e resistentes. Na maioria das pessoas o problema não é que tenham voz pequena ou má; é que não têm suficientes vozes e sons interiores que os façam mover-se. É por isso que as salas de treinamento parecem mais estúdios de gravação do que ambientes de seminário. O treino auditivo requer o uso de sistemas sonoros, "headphones" de alta qualidade, reprodutores de audio DAT (Digital Audio Tecnology), microfones e sistemas para treino de voz, e uma variedade de "engenhocas" de alta tecnologia. Usando os equipamentos explora-se como sons universais, realmente, movem as sub-modalidades, bem como utilizam suas locações, ângulos de locação e movimentos. Isso permite ao "engenheiro" de DHE™, como um arquiteto, planejar e instalar enormes sistemas de propulsão, que encaminham as pessoas na direção que pretendem. Em adição aos sistemas cinestésico e auditivo o programa aumenta a percepção visual, tanto interna quanto externa. O treino inclui vários processos, como criar verdadeiras alucinações do mundo exterior, explorando os fenômenos de transe para desenvolver o sistema visual, bem como usando a calibragem para verificar como submodalidades, crenças e linhas-de-tempo são representadas tridimensionalmente ao redor do indivíduo.

DHE™ ensina como usar o cérebro tal como fazia Nicola Tesla. Tesla foi um engenheiro elétrico brilhante, que inventou o sistema de força de Niágara, tornando o sistema de Edison obsoleto. Vendeu 40 patentes à Westinghouse, quebrando o monopólio da General Eletric, descobriu os métodos de rádio que enriqueceram Marconi, inventou um torpedo rádio-guiado antes de Henry Ford fazer seu primeiro automóvel, além de várias outras patentes e inventos que, ainda hoje, são pouco compreendidos pela comunidade científica. Tesla tinha a habilidade de alucinar a máquina que ele queria construir. Punha a máquina a funcionar por algum tempo. Fazia então várias medidas, quais peças estavam bem e quais estavam desgastadas. Substituía-as e fabricava a máquina, sem hologramas. Dessa mesma maneira, DHE™ ensina a criar hologramas mentais. Hologramas não devem ser confundidos com estratégias. Elas não são ensinadas ou modeladas em DHE™ porque a maioria possui falhas. Contrariamente o estudante de DHE™ aprende a planejar e instalar todos os elementos necessários para impulsionar as pessoas para o futuro. Elas assumem a responsabilidade de suas próprias evoluções e começam a desenvolver sua organização mental duma forma incrivelmente nova. Os estudantes até começam a explorar o nível celular e hormonal, descobrindo como sensações, sons e imagens liberam substâncias químicas específicas necessárias à saúde e à longevidade. Uma introdução a isso se origina na possibilidade de ensinar os estudantes a reativar estados passados induzidos por drogas ( qualquer coisa, desde álcool a analgésicos). O que ocorre é uma maneira de, conscientemente, criar o efeito placebo. Dessa maneira DHE™ vai além da pura solução e da melhora da comunicação. É um meio de assumir a responsabilidade pela evolução pessoal e da própria mente. É a respeito da precisão absoluta e de ajustar a mente para tornar a vida na experiência mais extasiante que ela pode ser. É tomar uma pessoa cuja expectativa seja obscura e não imobilizá-la ( uma pressuposição básica de PNL que parece estar esquecida), mas planejar com e para ela expectativa de vida que a impulsione para a oportunidade e alegria. Criatividade, sabedoria, compreensão e uma atitude tenaz convertem a vida no que deveria ser. DHE™ é sobre envolver os mecanismos do sistema neural, magnificá-los, ampliá-los de uma forma que nunca se sonhou possível. Oferece o primeiro modelo holográfico prático do universo pessoal, muito como a PNL forneceu o primeiro modelo prático de mudança. Usando DHE™ estar-se-á, realmente, usando o cérebro para mudar. Estejam alertas, entretanto, não é para lamurientos, fabricantes de regras, "fuçadores" de novas técnicas ou traficantes de informação. É para aqueles que almejam verdadeiro treinamento cerebral para explorar os incontáveis milhões de possibilidades que existem.

N L P

D H E

Elicia recursos do passado

Planeja e constrói novos recursos

Começa com sistema visual

Começa com sistema kinestésico

Concentra-se no sistema visual

Massivamente amplia o sistema auditivo

Separa as "ferramentas"

Usa as "ferramentas" simultaneamente

Usa diferentes técnicas

Planeja o que necessita/falta

Converte na voz do Mickey

Cria em coros de vozes

Desenvolve objetivos

Planeja e instala Direção

Converte imagens (maior, mais brilho)

Muda submodalidades usando som

Faz técnicas de mudança de crença

Organiza todos os elementos para mudança espontânea de crenças

Elicia e instala estratégias

Planeja e instala novos hologramas

Elicia estratégias de motivação

Planeja grandes sistemas de propulsão

Faz cura de fobia

Faz novas e mais rápidas curas de fobias

Usa análise de contrastes

Sistema de calibragem simultânea

Elicia as submodalidades uma a uma

Elicia simultaneamente todos os modelo

Solicita às pessoas que mudem as submodalidades

Move fisicamente as submodalidades

Realiza técnicas/trabalhos de mudança

Usa "ícones" para planejar novas experiências

Trabalha para mudar o futuro

Instala padrões generativos & "máquinas" automáticas

Realiza técnicas/trabalhos de mudança

Organiza todos os elementos que focam a pessoa no positivo

e muito, muito, MAIS


Traduzido e adaptado por A. C. Ayub

Carolyn Sikes - Copyright - 1994, 1995, 1996 IDEA Seminars. All rights reserved in all Media.

DHE™(TM) é usado por IDEA Seminars com a permissão escrita de Richard Bandler. IDEA Seminars é o primeiro instituto autorizado por Richard Bandler a treinar e certificar em DHE™.
http://www.idea-seminars.com

e-mail:
cksikes@execpc.com

IDEA Seminars
12605 West North Avenue S-291
Brookfield, WI 53005 USA
414-790-1991 (office)
414-790-1993 (fax)
800-739-7453

Sociedade Brasileira de PNL
Actius, consultoria, Desenvolvimento e Liderança
INAp
PAHC
CDP - Leoclides Marcon
INEXH
Instituto de Thalentos
Sociedade Internacional de PNL by Claudio Lara
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO POTENCIAL HUMANO
Mundo das Metáforas
Metas e Objetivos
e-mail enviando comentário site do GOLFINHO
Obrigado!
Volte sempre.

volta à página onde você estava volta página inicial
Esta página é produzida e mantida pela Equipe do Golfinho Webdesign
Hospedado por: LOCAWEB

Google Facebook