Volta à página inicial

18 anos
13.219.467
visitantes únicos, veja...

RSS (Really Simple Syndication) RSS (Really Simple Syndication) Golfinho - o portal da PNL no Brasil
www.pnlbrasil.com.br    www.golfinho.com.br    www.pnl-golfinho.com.br

O que é PNL
Definição, livros e artigos para iniciantes

    Inicial
    Artigos PNL
    Livros PNL
    Cursos PNL
    Centros de PNL
    Profissionais
    Diversos
    Livros do Mês
    Filmes e PNL
    Exercícios
    * Divulgar
    Links
    PNL Escola
    Golfinho
    Impresso
    Golfinhos
    Dicas
    Biografias
    Download
    Congressos
    CDs e DVDs
    Contatos
    Cadastre-se
    Tradução PNL
    Glossário PNL
    Novidades
    Entrevistas
      e Teses

    Pesquisar
O que é Coaching? - Artigo PNL

O que é Coaching?

Roger Ellerton, PhD

Temos ouvido falar muito sobre coaching nos últimos tempos. E, na realidade, o que é isso?

Nós certamente estamos familiarizados com a ideia de um treinador (coach) nos esportes ou um treinador (coach) de arte dramática, que prepara/encoraja um atleta ou um ator para representar no máximo a sua profissão/jogo. Essa também é a premissa básica para outras formas de coach. Hoje existem treinadores para todos os tipos de atividades – carreira, negócios, relacionamentos, comunicação, saúde, vida, etc. Esses treinadores encorajam a pessoa a estabelecer e alcançar resultados desejados enquanto identificam e enxergam além das limitações visíveis.

Uma atividade crítica e contínua para o coach é a criação de um ambiente seguro e de apoio dentro do qual o cliente possa identificar e alcançar o resultado desejado. Logo que o resultado desejado for identificado, o coach ajudará o cliente a:

  • Identificar crenças limitantes, valores conflitantes ou processos mentais que os limitam.
  • Explorar maneiras e meios para tratar desses obstáculos e ver e experimentar o mundo de um modo diferente.
  • Alinhar os seus recursos internos (poder da mente) com os seus recursos externos (financeiros, rede de contatos, habilidades de comunicação, etc.) para atingir esse resultado desejado. Quando nós alinhamos os nossos recursos internos e externos é que obtemos o maior potencial para alcançar os nossos desejos na vida.
  • Preparar uma estratégia ou plano de trabalho para alcançar o resultado desejado.
  • Permanecer no caminho. O coach revisa e avalia o progresso enquanto o cliente prossegue rumo ao seu resultado desejado ou faz algo para modificá-lo.

Distinguir entre coaching e outras atividades

Para distinguir entre coaching e outras atividades, considere as seguintes generalizações – perceba que existem sobreposições entre todas elas:

  • Coaching é o processo de ajudar o cliente a identificar e alinhar seus recursos internos e outros criando um ambiente seguro e de apoio, com questionamentos precisos e um feedback discutido apropriadamente.
  • O ato de prover conselho (o mentor) é o processo de fornecer orientação e compartilhar a expertise e as experiências. O mentor pode ter recebido ou não treinamento de como transferir o seu conhecimento.
  • Treinamento é o processo de informar e transferir informação, conhecimento e habilidades.
  • Aconselhamento/terapia é o processo de cura e para tratar dos problemas do passado que estão tendo impacto no presente e, potencialmente, no futuro.
  • Consultoria é o processo de fornecer recomendação e soluções com base na experiência da área.

Cada um de nós é um coach

Se você é amigo, filho, filha, pai, gerente, colega de trabalho, profissional nas profissões de ajuda, etc., você está treinando outros numa base regular. Algumas vezes o seu coaching é bem recebido, outras vezes não. O que está faltando? Você poderia ser um coach melhor?

PNL – a diferença que faz a diferença

A PNL (programação neurolinguística) é um componente crítico para qualquer um que ajude aos outros. A PNL dá a você as habilidades, as técnicas, as estratégias e o conhecimento para ajudar outros na sua vida. E o mais importante, para ajudá-lo a se sentir bem consigo mesmo e em se tornar tudo que você pode ser, enquanto trabalha para alcançar seus desejos – tornando-se mais eficiente na sua carreira, melhorando seus relacionamentos, cuidando da sua saúde, ajudando aos outros e desfrutando de quem você é.

As técnicas da PNL são rápidas e eficientes e não recorrem ao "conte a sua história". De fato, contar a sua história só a fortifica mais. Algumas vezes, nós ficamos aborrecidos com nossas próprias histórias e podemos enfeitá-las, o que só torna mais difícil se mover para frente. Visto que a PNL trabalha com o modo como a mente estrutura e armazena a informação, a história contém pouco valor e um coach de PNL pode ajudá-lo a deixar para trás rapidamente a sua história e avançar na sua vida.

Roger Ellerton PhD é consultor certificado de administração, fundador e sócio gerente da Renewal Technologies. O artigo acima é baseado no seu livro "Live Your Dreams Let Reality Catch Up: NLP and Common Sense for Coaches, Managers and You".

O artigo acima foi traduzido na íntegra do original sob o título "What is coaching?" que se encontra no site da Renewal Technologies.
Copyright © 2007, Renewal Technologies Inc. All rights reserved.
Tradução JVF, direitos da tradução reservados.

Sociedade Brasileira de PNL
Actius, consultoria, Desenvolvimento e Liderança
INAp
PAHC
CDP - Leoclides Marcon
INEXH
Instituto de Thalentos
Sociedade Internacional de PNL by Claudio Lara
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO POTENCIAL HUMANO
Mundo das Metáforas
Metas e Objetivos
e-mail enviando comentário site do GOLFINHO
Obrigado!
Volte sempre.

volta à página onde você estava volta página inicial
Esta página é produzida e mantida pela Equipe do Golfinho Webdesign
Hospedado por: LOCAWEB

Google Facebook