Volta à página inicial

18 anos
13.219.467
visitantes únicos, veja...

RSS (Really Simple Syndication) RSS (Really Simple Syndication) Golfinho - o portal da PNL no Brasil
www.pnlbrasil.com.br    www.golfinho.com.br    www.pnl-golfinho.com.br

O que é PNL
Definição, livros e artigos para iniciantes

    Inicial
    Artigos PNL
    Livros PNL
    Cursos PNL
    Centros de PNL
    Profissionais
    Diversos
    Livros do Mês
    Filmes e PNL
    Exercícios
    * Divulgar
    Links
    PNL Escola
    Golfinho
    Impresso
    Golfinhos
    Dicas
    Biografias
    Download
    Congressos
    CDs e DVDs
    Contatos
    Cadastre-se
    Tradução PNL
    Glossário PNL
    Novidades
    Entrevistas
      e Teses

    Pesquisar
Melhorando a acuidade sensorial visual - Artigo PNL

Melhorando a acuidade sensorial visual

Nick Kemp

Quando eu ajudava nos seminários do Dr. Richard Bandler em Londres, posso garantir que, durante alguns dos exercícios de PNL, pelo menos cinco pessoas pronunciavam a imortal frase: "Eu não consigo ver as imagens!"

O uso da semântica e o poder da sugestão

Em uma ocasião, durante um seminário, eu trabalhava com uma pessoa que insistia que, embora não pudesse ver as imagens, podia descrever facilmente a posição de todos os seus móveis e da decoração da sua casa! Ela descrevia esse processo como a sua capacidade de obter "representações visuais!" Por isso, passamos a completar os exercícios daquela parte do seminário depois que eu reformulei as minhas perguntas, perguntando a ela sobre as suas "representações visuais".

Quando alguém faz a afirmação "eu não consigo ver as imagens", isso é, naturalmente, uma generalização que ele está realimentando a partir de sua própria perspectiva (trocadilho sem intenção!). Muitas vezes ele tem algum senso de localização visual, mas as suas imagens podem "ainda" não estar em foco.

Muitas pessoas, se você perguntar, indicam que podem se "imaginar" vendo algo em oposição a "ver" algo! O uso da linguagem, portanto, desempenha um papel fundamental em como a nossa atenção é conduzida e como é útil, para facilitar a comunicação, ouvir os padrões de linguagem e o fraseado quando se trabalha com alguém.

Abaixe o volume!

Muitas pessoas vão estar muito preocupadas falando consigo mesmas que estarão literalmente distraídas demais com seus próprios pensamentos para realmente perceber o que está ocorrendo no seu meio visual. Lembro de uma vez, ter sugerido para alguém que diminuisse o volume do seu diálogo interno para perceber como isso afetava a capacidade dele ver as suas próprias imagens. Em poucos segundos, ele começou a perceber como as suas imagens começaram a estar mais em foco, por meio desse simples ajuste. Claro, como já mencionamos, a linguagem de qualquer pergunta pode ser crucial já que algumas pessoas podem considerar que "ouvir vozes" como sendo um sinal de insanidade, enquanto o pensar ou falar consigo mesmo pode ser visto de uma forma totalmente diferente.

Em outra ocasião, ao silenciar o diálogo interno, a pessoa descobriu que a sua representação visual tornou-se mais perceptível. Antes disso, ela estava tão "distraída" com o seu próprio diálogo interno que ela não estava tranquila e nem suficientemente calma para ver o que já estava lá.

Verifique a respiração e comece a relaxar…

Outro fator para melhorar a capacidade de ver as imagens é explorar os padrões de respiração da pessoa. Uma das maneiras mais eficazes para alterar o estado de uma pessoa é mudar esses padrões. O ritmo que a pessoa respira é um fator importante na determinação da forma e da velocidade em que ela pensa. Tenho notado nos meus 25 anos ensinando sistemas de meditação que, mesmo na mais simples das meditações onde a pessoa passa a prestar mais atenção no seu ritmo de respiração, isso produz um aumento na sensação de relaxamento. A medida que as pessoas relaxam mais, elas desenvolvem uma maior capacidade de ver imagens. Os sistemas mais avançados de meditação podem desenvolver uma extraordinária acuidade sensorial tanto no córtex visual como no auditivo.

Usando formas geométricas para melhorar a concentração e a percepção

Outra técnica que pode ajudar a acessar as imagens é começar a desenvolver uma capacidade para diferenciar entre cores diferentes em diferentes formas geométricas. Ao se concentrar em um triângulo vermelho externamente e, em seguida, praticar a representação da mesma imagem internamente, a acuidade visual pode ser desenvolvida. Uma forma mais avançada de se fazer isso é usando corretamente mandalas construídas e que foram projetadas para usar a ciência da cor e a geometria para gerar estados específicos alterados.

Dieta, que dieta?

A deficiência de vitaminas ou de minerais pode afetar a concentração e a capacidade para acessar imagens. Por exemplo, uma deficiência de manganês irá inibir severamente a capacidade de visualizar e de utilizar plenamente o sistema de representação visual. Também estimulantes específicos irão produzir seus próprios "estados alterados", se bem que talvez não de uma forma conveniente para gerar essa maior capacidade de ver imagens!

Lembro-me de lidar com um cliente em um seminário de um bem conhecido hipnotizador em Londres, que comentou, ansiosamente, que ele não conseguia ver as imagens e que me parecia ser bastante hiperativo. Depois descobri que por volta das dez horas daquela manhã, ele já tinha bebido três cafés expresso e fumado quatro cigarros, criando um maravilhoso estado de estar completamente "ligado!" Quando ele começou a relaxar mais e a beber água, (introduzindo um pouco de oxigênio muito necessitado pelo seu sistema), ele começou a ver as suas imagens com mais clareza.

Escolha uma imagem, qualquer imagem, mas torne-a inesquecível!

Sabemos pela PNL que as pessoas, inconscientemente, deletam, generalizam e distorcem as informações. Para muitos (exceto talvez alguns contadores), a imagem de preencher a declaração do imposto de renda produz uma dinâmica muito diferente de recordar da primeira vez que beijou a sua namorada ou namorado. Se eu estou trabalhando para melhorar a acuidade visual de alguém, vou pedir sempre que ele escolha um evento ou uma pessoa com que tenha uma forte associação positiva!

Se tudo falhar, é hora de entrar em transe profundo ...

Algumas vezes, se outras abordagens não produzirem o resultado apropriado, é mais fácil levar a pessoa a um transe profundo e pedir ao inconsciente dela que faça alguma alteração que pareça mais apropriada para melhorar a acuidade visual. Isso pode ser feito diretamente ou através de metáforas, prestando muita atenção ao tom de voz e espelhando a própria linguagem visual representativa da pessoa.

Concluindo, pela minha experiência, não é que as pessoas "não consigam ver as imagens", é que, simplesmente, elas estão mais acostumadas a utilizar outros sistemas representacionais!

Agora, você consegue "ver o meu ponto de vista?"

Nick Kemp, Trainer de PNL, criador da Alquimia Humana, autor e escritor freelance.

O artigo original "Improving Visual Sensory Acuity" encontra-se no site www.tranceformingnlp.com

Tradução JVF, direitos da tradução reservados.

Sociedade Brasileira de PNL
Actius, consultoria, Desenvolvimento e Liderança
INAp
PAHC
CDP - Leoclides Marcon
INEXH
Instituto de Thalentos
Sociedade Internacional de PNL by Claudio Lara
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO POTENCIAL HUMANO
Mundo das Metáforas
Metas e Objetivos
e-mail enviando comentário site do GOLFINHO
Obrigado!
Volte sempre.

volta à página onde você estava volta página inicial
Esta página é produzida e mantida pela Equipe do Golfinho Webdesign
Hospedado por: LOCAWEB

Google Facebook