Como passar facilmente nos exames

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seg, 09/11/2009

Remova o estresse dos exames

Você é do tipo de pessoa que saboreia o desafio que traz um exame, ou só a palavra ‘teste’ o deixa num frenesi de preocupação? Muitas pessoas inteligentes simplesmente congelam numa situação de exame e a informação que estava disponível sem dificuldades na mente, antes do exame, fica repentinamente trancada. Nesse artigo, vou descrever como usar com facilidade as ferramentas da PNL que, quando adotadas, irão eliminar o estresse do exame, tornando fácil a sua aprovação.

Como seres humanos, nós encaramos os nossos primeiros testes desde cedo. Tarefas como cantar na frente dos parentes, mostrar os passos da nova dança na frente do pai e da mãe e simples testes de aritmética e ortografia são exemplos de testes precoces. Algumas crianças são bem-sucedidas se mostrando para qualquer um como elas são boas e, em consequência, ficam mais velhas com uma associação positiva aos testes e exames. Outras se sentem constrangidas, talvez até ridicularizadas e acabam com uma associação negativa aos testes.

A partir da associação formada com os testes precoces, criamos generalizações que nos apoiam na hora do exame ou nos trazem calafrios. Nós criamos filtros mentais que servem de mediadores para a nossa experiência e, por isso, no estado atual executamos programas mentais como resultado da filtragem dos estímulos internos e externos. O resultado será ansiedade ou confiança na hora do exame (ou talvez algo intermediário) dependendo do indivíduo. Geralmente, a ansiedade e o estudo para um exame não se dão bem juntos. Entretanto, de acordo com Csikszentmihalyi (1990), um nível baixo de ansiedade, combinado com o foco e uma atenção elevada são componentes de um estado de ‘fluxo’. Porém, um alto nível de ansiedade durante a revisão ou no teste em si, limita severamente a recordação e o fluxo de informação.

Eu sugiro uma estratégia completa para passar num exame, o que inclui estar cônscio da grande meta, da visualização do sucesso, da criação e de um estado de aprendizado ótimo, do planejamento do estudo e ser um revisor inteligente. Nos parágrafos abaixo, vou descrever cada passo.

Entre em contato com uma realidade mais ampla

Para muitos, o exame é um aborrecimento que consome tempo e causa estresse. Esse estilo de pensamento pode fazer com que você se limite mentalmente com a dificuldade do exame e com o trabalho de preparação. É melhor pensar num nível muito mais elevado, ou seja, no que acontece assim que você passa no exame. Na última edição do Rapport Magazine (Revista do Rapport), eu escrevi sobre a meta além da meta. Comece a pensar sobre os benefícios ao ser aprovado no exame e o que você pode fazer com a qualificação. Visualize a meta além da meta nos passos abaixo para criar entusiasmo e um pique favorável.

Crie uma história de futuro positiva (visualize o sucesso)

Muitas pessoas experimentam ansiedade com o exame porque imaginam, mentalmente, os esforços que irão experimentar com o exame e, noutros casos, as pessoas se imaginam fracassando e depois se admiram porque se sentiram ansiosas! Você pode reverter esse processo: irá criar fortes representações de aprovação e configurar no seu circuito o que o legendário Muhammad Ali costumava chamar de uma ‘história futura’.

Antes de você começar o processo de revisão, ponha na sua cabeça do que você é capaz de fazer agora e isto significa passar no exame. Um processo de visualização é útil para isso. Acesse o seu estado relaxado e aberto (veja o parágrafo abaixo) e deixe os seus olhos fechados. Agora crie um filme ou uma peça e passe na sua frente. Você é a estrela dessa peça, você está no centro do palco. A cena que você está criando antecipadamente mostra você, em toda a sua glória, tendo passado no exame. Note todas as qualidades presentes ao passar no exame. Agora sinta a sensação à medida que entra na cena, vê o mundo ao seu redor e na hora de passar no exame você sente as sensações ligadas à aprovação. Você é um sucesso, você passou.

Agora seja o diretor do filme. Mentalmente saía da experiência e faça mudanças na cena para torná-la ainda mais atraente e adiante o relógio de modo que você também possa ver a meta além da meta, os benefícios de passar no exame.

Crie um ótimo estado de aprendizagem

Na PNL e particularmente no Novo Código (New Code) da PNL, ‘estado’ é um ponto de alavancagem para a alteração de comportamento. Como disse antes nesse artigo, o estado de ansiedade causa bloqueios mentais e, portanto, não é propício para a recordação da informação. O estado ideal para a lembrança e o aprendizado parece incluir as qualidades de relaxamento, de disponibilidade e estar de prontidão. Aqui está um processo para ajudá-lo a acessar um estado ideal para a revisão e para quando estiver sentado durante o exame. O melhor é você sentar numa cadeira confortável, com os dois pés no chão e com as mãos apoiadas suavemente no seu colo.

1. Foque a atenção olhando para um ponto na sua frente, talvez na parede.

2. Regule a sua respiração. Inspire pelo nariz, segure, e exale devagar pela boca. A relação da respiração para dentro/fora deve ser de 1 para 2, isto é, o tempo da sua expiração deve ser o dobro da sua inspiração.

3. Acesse a visão periférica. Enquanto você mantém a sua atenção no ponto na parede, expanda a sua consciência visual de modo que você fique consciente simultaneamente da área a um metro de cada lado do ponto ao mesmo tempo em que continua atento ao ponto. Faça isso expandindo a sua atenção visual sem mover seus olhos. Agora expanda a sua consciência visual para mais longe, de modo que você estará simultaneamente consciente dos dois metros de cada lado do ponto apesar de ainda estar consciente do ponto. Então expanda a sua consciência de forma tal que você estará visualmente consciente de tudo que está na sua frente.

4. Opcional. Foque a sua atenção no espaço de 30 centímetros acima do topo da sua cabeça, como se você estivesse usando um chapéu de feiticeiro (permanecendo com a visão periférica). Pesquisadores de aprendizagem descobriram que manter a sua atenção num ponto fixo atrás de você ajuda a reter a atenção e aumenta a recordação. Veja FotoLeitura (Scheele 2007) e Gift of Dyslexia (Davis 1997).

Use esse estado ou um similar para a revisão, o aprendizado e durante o exame.

Planeje o seu estudo

Revise todo o a material que está no plano de estudos e que provavelmente estará no exame. Segmente o material em tópicos e temas e crie um horário de revisão. Se tiver múltiplos exames, essa é uma tarefa importante para você se assegurar que concede tempo suficiente para tópicos e assuntos chaves. Quando estiver revisando um assunto ou um tópico dentro do assunto, permaneça no tópico dando-lhe total atenção, em vez de vaguear ao acaso pelo material.

Seja um revisor inteligente

Você sabe como aprende e se lembra melhor, por isso use o que funciona para você. Abaixo estão algumas dicas de revisão inteligentes:

  • Faça bastantes intervalos. Pesquisas mostraram que sessões entre 30 a 45 minutos são ótimas para levar a concentração ao máximo. Em sessões mais longas, a sua mente devaneia.

  • No intervalo use outra parte da sua mente. Faça uma atividade física ou meditação, a fim de retornar refrescado para os estudos.

  • Use música (se ela lhe ajuda a aprender). Pesquisas mostraram que o ritmo do rock e da música clássica ajuda as pessoas a acessarem um estado de aprendizagem acelerado.

  • Faça anotações não lineares para a revisão. Use muitas cores, símbolos e abreviaturas. Mapas mentais, diagramas estruturais e gráficos de forma - todos são úteis. Use folhas grandes de papel. Eu sugiro o tamanho A1 – em forma de pôster, para usar conforme indicaremos a seguir.

  • Decore o seu quarto com seus pôsteres. Pegue os seus mapas mentais (ou outra forma de anotação não linear) e coloque nas paredes do seu quarto. Na hora em que estiver se deitando na cama, revise um pôster. Feche seus olhos e faça a imagem dele na sua mente. Quando acordar, imagine-o antes de olhar para ele. Na noite seguinte, repita o processo com outro poster e com aquele da noite anterior. Aí poderá recriar os pôsteres do seu quarto na sua mente antes do exame. Algumas pessoas acham proveitoso fazer ligações e associações, incluindo a visualização de outros itens no seu quarto e associando os itens.

  • Envolva todos os sentidos. Dance, cante, represente, grite, faça seja o que for para absorver a informação num nível profundo.

Todos os processos desse artigo são fáceis de serem implementados sem nenhum treinamento formal em PNL. Para realmente capturar o máximo do estado de desempenho para passar num exame, eu o encorajo a aprender o Novo Código da PNL e a Fotoleitura. O Novo Código tem uma série de jogos e princípios desenhados para maximizar o desempenho inconsciente. A FotoLeitura é um sistema desenvolvido para usar a toda a mente para ler e assimilar a palavra escrita em velocidades surpreendentemente rápidas com recordação elevada. Ao combinar essas duas metodologias para passar num exame se obtém excelentes resultados.

Eu também encorajaria cada aprendiz a seguir essas etapas simples para tornar mais fácil a sua aprovação num exame. Tenha consciência de que existe uma meta além da meta, crie uma história de futuro positiva, crie um estado de aprendizado útil, planeje seu estudo e seja um revisor inteligente. Adapte os processos desse artigo para que você aprenda melhor. Divirta-se passando no exame.

Referências
Csikszentmihalyi M (1990). The Psychology of Optimal Experience. N Y, Haper Collins
Scheele, Paul - FotoLeitura - O Sistema "Whole Mind", Summus Editorial
Davis, R and Braun, E.M (1997) The Gift of Dyslexia: Why Some of the Brightest People Can’t Read and How They Can Learn. Perigee Books

Michael Carroll é o fundador e diretor de cursos da NLP Academy e cofundador com John Grinder e Carmen Bostic St Clair do International Trainers Academy of NLP. Ele é o único Master Trainer de PNL no mundo certificado por John Grinder e Carmen Bostic St Clair e trabalha juntamente com eles no desenvolvimento e na realização de treinamentos de alta qualidade em PNL.

Esse artigo How to Pass Exams, Easily -Take the stress out of exams, foi publicado na edição de Inverno da Rapport Magazine 2008 e se encontra no site www.nlpacademy.co.uk

Tradução JVF, direitos da tradução reservados.

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